A programação começou desde o dia 11. O evento reúne historiadores, professores e artistas para promover uma série de aulas abertas ao público em que, de forma simples e direta, são abordadas as principais dimensões (artística, histórica e filosófica) que envolvem a obra Os sertões.
A proposta é aproximar ainda mais a comunidade euclidense do extraordinário Universo revelado por Euclides da Cunha nesta obra, considerada a “Bíblia da Nacionalidade”.
O evento também aborda, através de uma palestra-show em praça pública, a trajetória humana e literária de Euclides da Cunha, revelando as principais características temáticas e estilísticas da prosa “euclidiana” presentes, não apenas na obra Os sertões, mas também nas diversas publicações do autor.
Durante o evento está sendo exibida em praça pública uma seleção de filmes que inclui: adaptações para cinema da obra Os sertões, documentários sobre Euclides da Cunha, sobre a Guerra de Canudos, e uma série de conteúdos audiovisuais que pretende apresentar para o público o rico universo de imagens e idéias presentes na obra literária de Euclides da Cunha.
Reunindo cerca de oitenta artistas da região e quarenta de Salvador (atores, músicos, dançarinos, cantores e artistas plásticos), o espetáculo Sertões Veredas vai apresentar, através de uma performance itinerante pelas ruas da cidade, um painel artístico de imagens, cenas e criações de artistas contemporâneos, buscando revelar as relações entre o universo sertanejo apresentado nas obras Os sertões de Euclides da Cunha e Grande sertão: veredas de Guimarães Rosa.
As comemorações culminarão com a inauguração da estátua do escritor Euclides da Cunha.
Programação para este sábado
Dia 19 de setembro de 2009 – Aniversário da Cidade
10:00h – Inauguração do Centro de Abastecimento, com o governador Jaques Wagner.
10:30h – Apresentação da Orquestra Sinfônica Juvenil da Bahia (Neojibá) Leituras Dramáticas
14:30h – Apresentação de Bandas e Fanfarras
18:00h – Inauguração da Estátua do escritor Euclides da Cunha
21:00h – Espetáculo “Sertões Veredas” Apresentação de artistas de Salvador e da região (atores, dançarinos, músicos, cantores e artistas plásticos) Coordenação: Cineasta e Professor Paulo Dourado (Ufba) Público-alvo: Docentes e Discentes da Rede Municipal de Ensino e comunidade.