De acordo com a universidade, o religioso, de 72 anos, fazia o seu retiro espiritual anual no local. Ainda não há informações sobre a causa do óbito.
O Padre Ferdinando, como era conhecido na comunidade acadêmica, nasceu nos Estados Unidos, era graduado em Filosofia pela Gonzaga University (1963), tinha mestrado em História pela Loyola University of Los Angeles (1968) e doutorado em História pela The Catholic University of América (1974).
Atualmente, Ferdinando atuava como pesquisador da Unicap e professor do Mestrado em Ciências da Religião, além de coordenar o Instituto de Pesquisa Padre Nogueira Machado, vinculado à Pró-reitoria Acadêmica da Unicap.
De acordo com a assessoria de comunicação da universidade, Padre Ferdinando entrou na Companhia de Jesus em 14 de julho de 1957 e foi ordenado padre em 20 de junho de 1970. Cinco anos depois, ele chegou à Unicap. Entre as obras deixadas pelo religioso estão dois livros sobre a História da Companhia de Jesus no Nordeste. Informações do jornal Diário de Pernambuco.