Além dele, da Bahia concorrem ainda os deputados federais Sergio Carneiro (PT) e José Rocha (PR). Como a vaga é cota da Câmara Federal, a escolha está na mão dos 513 deputados federais. O relacionamento entre os parlamentares é fundamental e desde fevereiro, após a posse, a movimentação política nos bastidores tem sido intensa.
O presidente nacional do PSC, pastor Everaldo Pereira e o líder do partido na Câmara, o deputado Ratinho Júnior já anunciaram total apoio a candidatura de Sérgio Brito, que tem como diferencial dos demais concorrentes a experiência de vistoriar os recursos públicos por ser presidente da Comissão de Fiscalização Financeira e Controle da Câmara.
Quanto à expressividade de votos, o PSC apesar de ser um partido pequeno com apenas 19 deputados federais, pode surpreender e muito. Pois, a bancada evangélica na Casa totaliza 74 deputados e eles costumam seguir a recomendação da Igreja.
Considerando a união do grupo, aliado ao fato de que Sérgio Brito é o único candidato evangélico tem colocado-o em uma posição privilegiada na disputa.
Sergio Carneiro e José Rocha
O deputado federal Sergio Carneiro, do PT de Feira de Santana, também pleiteia a vaga para ministro do TCU. Esta semana Sergio recebeu o apoio dos deputados do PT, aumentando as suas chances para ser o escolhido.
Outro deputado federal baiano que tem o nome especulado para ficar com a vaga no TCU é José Rocha, do PR.
O dia da eleição ainda não foi definido pelo presidente da Câmara, Marco Maia (PT), mas deve acontecer em breve. A previsão é que a votação seja em agosto no plenário e o voto será fechado.
Da redação, com informações de Odília Martins