Neste fim de semana, o PDT promoveu dois encontros regionais no sudoeste baiano. O primeiro, no sábado (27), aconteceu em Vitória da Conquista; o segundo, no domingo (28), em Jequié.
O evento em Jequié ocorreu na Câmara de Vereadores do municipio, que ficou completamente lotada. As discussões se pautaram no debate sobre as eleições de 2012, legislação eleitoral e novas filiações, que aconteceram com vários ex-prefeitos e lideranças da região.
Com base nisso, o Presidente estadual do PDT, Alexandre Brust, que presidiu os trabalhos, disse que o “partido deverá fazer, na Bahia, no minimo, cinquenta prefeitos e dobrar o número de vereadores nas eleições de 2012”. Ele aproveitou para registrar os 50 anos da Campanha da Legalidade, que foi liderada pelo então governador Leonel Brizola, em 1961, no Rio Grande do Sul.
Anfitrião do encontro, o deputado estadual Euclides Fernandes foi bastante aplaudido durante o seu discurso. Nome consolidado como forte liderança na região, Fernandes destacou a aliança com o governo do estado para o PDT crescer cada vez mais.
“É importante mantermos esta aliança para o partido chegar forte em 2014, em condições, inclusive, de apresentar um nome como alternativa de poder”, destacou o deputado, sugerindo ainda que o partido faça uma campanha de novas filiações na Bahia entre vários segmentos da sociedade.
O discurso do deputado Marcelo Nilo (Presidente da Assembleia Legislativa) também foi nesta mesma linha. Nilo enfatizou o crescimento e lembrou da sua filiação ao PDT há dois anos. “O partido fez uma intervenção positiva, cortando na própria carne”, elogiou, referindo-se à alteração no comando da legenda na Bahia.
Estavam presentes no encontro também o deputado federal Rui Costa e o ex-deputado estadual jequieense Isaac Cunha, ambos do PT. Costa aproveitou para enaltecer a presença do PDT na aliança que dá sustentação ao governador Jaques Wagner e conclamou a união entre pedetistas e petistas em Jequié, “independentemente de quem vai encabeçar a chapa”.
Participaram do encontro de Jequié ainda o Secretário Estadual de Ciência e Tecnologia, Paulo Câmara, o pré-candidato a prefeito de Vitória da Conquista pelo PDT, Reitor Abel, além de dirigentes estaduais e municipais do partido, prefeitos, vereadores e pré-candidatos a prefeituras e câmaras da região.
Conquista
O encontro em Vitória da Conquista, também realizado na Câmara de Vereadores, foi conduzido por Abel Rebouças, ex-reitor da Uesb e pré-candidato a prefeito do municipio.
No encontro as discussões foram bastante proveitosas, principalmente porque pontuaram problemas da região.
Tanto em Conquista quanto em Jequié os encontros, sempre pela manhã, tiveram a participação de delegações de vários muniicpios da região, a exemplo Aiquara, Anagé, Apuarema, Barra do Choça, Barra da Estiva, Boa Nova, Bom Jesus da Serra, Caetanos, Dário Meira, Gandu, Itamari, Itambé, Itiruçu, Jaguaquara, Jiquiriçá, Lafayete Coutinho, Lagedo do Tabocal, Manoel Vitorino, Milagres, Mutuipe, Planaltino, Planalto, Poções, Santa Inês, Tanhaçu, Wenceslau Guimarães, entre outros.