Na última terça-feira (17) a vítima foi o prefeito de Ponto Novo, Marcos Silva (PDT), que teve o seu veículo roubado no município de Amélia Rodrigues, na região metropolitana de Feira de Santana. Marcos estava seguindo para Salvador com sua esposa Mara Simone e com Sr. José Carlos Azevedo, mas decidiu parar em um restaurante para almoçar.
O motorista José Carlos esperava dentro do veículo e de repente foi abordado por elementos que entraram no carro e saíram em alta velocidade, levando-o como refém.
Segundo as informações, José Carlos foi liberado minutos depois do assalto e o veículo foi abandonado em seguida. Os bandidos tomaram outro carro de assalto e fugiram levando dinheiro e as malas das vítimas que ficaram em Amélia Rodrigues.
Maria Del Carmem
O primeiro caso aconteceu com a deputada estadual Maria Del Carmem (PT), que teve o seu carro roubado no dia 02 de janeiro, na porta de sua residência, na Avenida Daniel Lisboa, no bairro de Botas, em Salvador. O carro pertencia à Assembleia Legislativa da Bahia.
Segundo informações da Delegacia de Repressão a Furtos e Roubos de Veículos (DRFRV), Vadir Boaventura Nascimento, motorista do GM Vectra preto de placa NTN-6822, foi abordado por dois homens, não identificados, por volta das 9h20
Vadir estava na frente da residência da deputada Maria Del Carmen quando os assaltantes chegaram a pé. Em nota divulgada no site da deputada, a mesma lamenta o ocorrido “Graças a Deus não levaram, nem machucaram Boaventura”.
Prefeito de Tancredo Neves
O prefeito de Presidente Tancredo Neves também foi assaltado na madrugada de quinta-feira (12) na BR-101, a cerca de 1 km da sede da cidade, segundo a delegacia local.
O prefeito Josué Paulo, conhecido como Quinha (PMDB), e o secretário de Administração Ademas Barreto estavam voltando de um enterro no distrito de Corte da Pedra quando o crime aconteceu.
O carro em que os dois viajavam, um Gol preto, foi interceptado por outro veículo vermelho, de modelo não identificado, por volta de 1h da manhã. Os quatro bandidos levaram o prefeito e o secretário como reféns e os liberaram na localidade conhecida como região da Jibóia, a 3 km de Presidente Tancredo Neves, 10 minutos depois do assalto.
Prefeito de Amargosa
Outro que foi vítima dos bandidos foi o prefeito da cidade de Amargosa, Valmir Sampaio (PT). Ele foi assaltado por volta das 21h30 do dia 10, na BR-101, próximo à cidade de Sapeaçu. Ele, o vereador Júlio dos Santos Júnior e o motorista Raimundo de Jesus viajavam no carro oficial da prefeitura quando foram abordados por quatro homens encapuzados e armados.
Segundo informações da polícia local, os três foram ameaçados com pistolas e espingardas, mas não sofreram agressões físicas. O carro da prefeitura, um Corolla de cor preta, foi levado pelos assaltantes.
Depois do assalto, a assessoria de comunicação de Amargosa informou que as vítimas voltavam para casa após uma reunião de trabalho na capital baiana. Os criminosos não foram identificados pela polícia, mas as buscas pela região continuaram.
Santa Bárbara
Em Santa Bárbara, próximo a Feira de Santana, O prefeito Jailson Costa dos Santos teria recebido uma ameaça de morte por intermédio do seu motorista do gabinete da prefeitura, Alexandre Araújo. Mas a ameaça, se confirmada, está mais ligada a fatos políticos do que aos bandidos armados para roubar.
Segundo Jailson informou à reportagem do Interior da Bahia, Alexandre recebeu uma ligação na ultima segunda-feira (9) de um número restrito, na qual um senhor se mostrando nervoso fez ameaças ao motorista e afirmou: “Você será o primeiro a morrer”.
Em contato com Alexandre, o Interior da Bahia apurou que as ligações permanecem: “Só hoje já me ligaram cinco vezes. Três delas eu atendi e a pessoa do outro lado da linha ficou muda”, declarou o motorista.
Em sua página em um site de relacionamento, Facebook, o prefeito afirmou: “Não duvido que a ameaça recebida por ele é para me pressionar. Era endereçada a mim. A pessoa sabia que eu tomaria conhecimento”.
Da redação (fotomontagem: Ana Emillia)