A Confederação Brasileira de Futebol (CBF) anunciou, na tarde desta terça-feira (7), o adiamento de partidas de clubes gaúchos em todas as divisões do futebol brasileiro até o dia 27. Os jogos foram adiados devido à tragédia das chuvas no Rio Grande do Sul. A CBF expressou solidariedade aos gaúchos e ofereceu apoio para ajudar neste momento difícil.
“Diante do atual cenário, tendo recebido na noite de 06 de maio de 2024 o ofício no. 57/2024, oriundo da Federação Gaúcha de Futebol (FGF), que encaminhou e endossou o pleito dos seus clubes filiados, a CBF informa que ficam adiadas todas as partidas envolvendo equipes do Rio Grande de Sul nas competições nacionais, como mandante ou visitante, previstas até o dia 27 de maio de 2024”, diz a nota publicada pela entidade”.
Os jogos dos clubes já tinham sido adiados na última rodada. Porém, devido ao agravamento das enchentes e ao fechamento do Aeroporto Salgado Filho por pelo menos um mês, a CBF optou por estender sua decisão para as próximas rodadas. Vídeos compartilhados na internet mostram estádios e centros de treinamento completamente inundados pelas chuvas.
Comunicado oficial: todas as partidas envolvendo equipes do Rio Grande de Sul nas competições nacionais, como mandante ou visitante, previstas até o dia 27 de maio de 2024 estão adiadas.
Mais informações no site oficial da @CBF_Futebol.
+ @BRFeminino pic.twitter.com/szvoQu0lYV
— Brasileirão Betano (@Brasileirao) May 7, 2024
Confira a nota completa da CBF:
Em virtude do estado de calamidade pública no Rio Grande do Sul, decretado pelos Governos Federal e Estadual, decorrente dos eventos climáticos extremos ocorridos, a CBF manifesta sua total solidariedade à população gaúcha e reforça que o foco atual é o atendimento às suas necessidades imediatas e emergenciais.
A CBF, na condição de entidade organizadora das competições nacionais, e atenta às suas funções institucionais, bem assim ao esforço humanitário que o momento reclama, reafirma seu irrestrito apoio às autoridades para que todas as medidas e ações sejam adotadas em benefício da população gaúcha, cujo socorro é a prioridade máxima.
Diante do atual cenário, tendo recebido na noite de 06 de maio de 2024 o ofício no. 57/2024, oriundo da Federação Gaúcha de Futebol (FGF), que encaminhou e endossou o pleito dos seus clubes filiados, a CBF informa que ficam adiadas todas as partidas envolvendo equipes do Rio Grande de Sul nas competições nacionais, como mandante ou visitante, previstas até o dia 27 de maio de 2024.
CBF mantém calendário após pedido de adiamento dos clubes gaúchos
Na última sexta-feira (3), Internacional, Grêmio e Juventude, que disputam a Série A do Campeonato Brasileiro, pediram à Federação Gaúcha de Futebol que solicitasse o adiamento das partidas por 20 dias. Houve pressão para adiar toda a 6ª rodada do Brasileirão, que estava marcada para o fim de semana, mas a CBF optou por prosseguir com o campeonato sem os times do Rio Grande do Sul.
Além das Séries C e D do Brasileirão, das três divisões do Brasileirão Feminino, Brasileiro Masculino Sub-20 e Brasileiro Feminino Sub-20, os jogos dos clubes gaúchos nas competições internacionais também foram adiados. A Conmebol adiou o duelo entre Grêmio e Huachipato, no Chile, pela Libertadores, e o do Inter diante do Real Tomayapo, na Bolívia, pela Sul-Americana.
(Foto: Buda Mendes / Getty Images)