Na noite desta quarta-feira (22), atuando no Barradão, em Salvador, o Botafogo venceu o Vitória por 2 a 1 , e conquistou a classificação para próxima fase da Copa do Brasil. Luiz Henrique e Júnior Santos marcaram os gols no time carioca.
O meia Daniel Júnior, na segunda etapa, descontou para o clube baiano. No agregado, o placar terminou 3 a 1 para o Glorioso, que havia derrotado o Rubro-Negro por 1 a 0 no confronto de ida, no Nilton Santos.
Jogando diante do seu torcedor, o Vitória, que tinha desvantagem no placar, começou melhor na partida. O Rubro-Negro conseguiu sustentar um maior volume, pressionando o adversário em seu campo de defesa. Aos 7 minutos, o Leão quase marcou com Janderson, ex-jogador do Botafogo. Após ótimo lançamento de Matheuzinho, o atacante, de frente para o gol, chutou em cima de John. Os donos da casa tiveram mais algumas chances no decorrer do duelo, no entanto, faltava mais objetividade e capricho na conclusão.
Com a frequente presença no campo de ataque, o setor defensivo do Vitória ficou, em alguns momentos, vulnerável. O Botafogo, por sua vez, tinha dificuldades na saída de bola, mas quando encontrava oportunidades, principalmente em jogadas de contra-ataque, levava perigo. Já nos acréscimos, o time carioca conseguiu balançar as redes e ampliar a vantagem no confronto. Marlon Freitas ofereceu passe para Cuiabano, que cruzou forte pela esquerda. A bola passou pelos defensores do Vitória, e Luiz Henrique, no reflexo, empurrou para dentro.
2º tempo
Na segunda etapa, o Vitória iniciou tentando sustentar o controle das ações, apresentando maior posse de bola e exercendo pressão. Contudo, o Rubro-Negro ainda seguia pecando nas finalizações. Aos 15 minutos, Daniel Jr assustou o setor defensivo do Botafogo. Depois do cruzamento de Osvaldo, Janderson ajeitou, e o camisa de número 80, de frente para o gol, mandou para fora. Semelhante ao que aconteceu no primeiro tempo, o Alvinegro explorava as jogadas de velocidade.
Desse modo, aos 16 minutos, em contra-ataque rápido, os visitantes ampliaram. Savarino avançou pelo meio e deu assistência para Júnior Santos. O atacante, em uma bela jogada, limpou a marcação dos zagueiros do Vitória e marcou o segundo. O jogo, que parecia tranquilo para o time carioca, ganhou um novo ritmo, quando a equipe baiana balançou as redes. Em jogada individual próximo a linha de fundo, Daniel Jr acreditou, tirou da marcação, e diminuiu. Na sequência, no entanto, o Leão não conseguiu manter o ímpeto. Sem muitos sustos, o Glorioso administrou o resultado e garantiu a classificação no Barradão.
Próximos compromissos
Com o resultado, o Vitória se despediu mais cedo da Copa do Brasil. Já o Botafogo, que conquistou a classificação, aguarda o sorteio para conhecer seu adversário na próxima fase. Tentando a reabilitação na Série A, o Rubro-Negro só volta a entrar em campo no dia 1 de junho, diante do Atlético Goianiense, no Barradão, pela 7ª rodada. O Glorioso, por outro lado, joga na próxima terça-feira (28), pela Libertadores, contra o Júnior de Barranquilla, na Colômbia.
(Foto: Vítor Silva/Botafogo)