A Federação Bahiana de Futebol (FBF) definiu, em reunião do Conselho Técnico, na última semana, junto aos clubes participantes, o formato do Campeonato Baiano Feminino 2024. O evento foi realizado na sede da entidade, em Lauro de Freitas.
Nesta edição, competição estadual terá um número maior de equipes, já que em 2023 apenas oito concorreram ao título. Agora, ao todo, serão dez clubes na disputa. São eles: Atlético, Jequié, Lusaca, Bahia, Jacuipense, Vitória, FSA, Barcelona, Jacobina e Juazeirense.
De acordo com a dinâmica do torneio, os times serão divididos em dois grupos com cinco cada. O Jacuipense, que teve Danilo Rios, gerente de futebol, como seu representante, já conheceu sua chave. As Leoas do Sisal estão no Grupo 2, ao lado de Atlético de Alagoinhas, Bahia, Barcelona de Ilhéus e Jequié. Já FSA, Jacobina, Juazeirense, Lusaca e Vitória ficaram no Grupo 1.
Formato e datas
Na etapa inicial, as equipes se enfrentarão em partidas de ida e volta dentro de seus respectivos grupos. As duas melhores de cada grupo seguirão para as semifinais, que também ocorrerão em formato de ida e volta, assim como a final.
O vencedor do Campeonato Baiano de 2025 assegurará uma vaga na Série A3 do Brasileirão Feminino, desde que não esteja participando de outra série do torneio nacional. Caso contrário, a vaga será atribuída ao time melhor classificado que não esteja em nenhuma das séries do Brasileirão.
A competição baiana começará em 4 de agosto, com a final marcada para 17 de novembro.
(Foto: Luiz Dias/FBF)