O técnico Arthur Elias anunciou, nesta terça-feira (2), as 18 jogadoras que representarão a Seleção Brasileira Feminina nas Olimpíadas de Paris. Além das convocadas, outras quatro atletas foram incluídas como suplentes e poderão ser acionadas, caso ocorra alguma lesão antes do início dos Jogos.
A convocação revelou algumas escolhas surpreendentes do técnico. Cristiane (Flamengo), Byanca Brasil (Cruzeiro) e Vic Albuquerque (Corinthians), que têm se destacado no Brasileirão Feminino, não foram sequer incluídas na lista de suplentes. Bia Zaneratto também foi uma ausência. A Imperatriz, atualmente jogando pelo Kansas City Current-EUA, revelou na última semana que está enfrentando uma fratura por estresse, o que impossibilitou sua participação nas Olimpíadas.
Por outro lado, Kerolin, do NC Courage (EUA), foi convocada, mesmo estando afastada dos gramados há oito meses, devido a uma lesão ligamentar no joelho. A rainha Marta, por sua vez, teve seu nome confirmado entre as convocadas e, aos 38 anos, vai disputar sua sexta Olimpíada.
🖼️ FUTEBOL ARTE!
Bonjour, @JogosOlimpicos! Estamos prontas. Hora de conhecer as #MulheresDesteSolo que irão escrever mais um capítulo da nossa história.
Entre na nossa galeria, siga a thread e confira! 🎨🇧🇷 pic.twitter.com/AekmDYNcf5
— Seleção Feminina de Futebol (@SelecaoFeminina) July 2, 2024
Confira a lista completa:
Goleiras: Lorena (Grêmio), Tainá (América-MG)
Laterais: Antonia (sem clube), Tamires (Corinthians), Yasmin (Corinthians)
Zagueiras: Rafaelle (Orlando Pride), Tarciane (Houston Dash), Thais (Tenerife)
Meio-campistas: Ana Vitória (Atlético de Madrid), Duda Sampaio (Corinthians), Yaya (Corinthians)
Atacantes: Adriana (Orlando Pride), Gabi Portilho (Corinthians), Gabi Nunes (Levante), Jheniffer (Corinthians), Keronlyn (NC Courage), Ludmila (sem clube), Marta (Orlando Pride)
Reservas: Luciana (Ferroviária), Lauren (KC Current), Angelina (Orlando Pride), Priscila (Internacional)
Grupo e calendário
A seleção feminina se apresenta a partir de 4 de julho e partirá para a França no dia 17. A delegação brasileira ficará baseada em Bordeaux (FRA). O Brasil integra o Grupo C, juntamente com Nigéria, Japão e Espanha. A estreia será contra a Nigéria em Bordeaux no dia 25 de julho. Na segunda rodada, a equipe enfrentará o Japão em Paris, no dia 28. Para a terceira e última partida da fase de grupos, a Seleção retornará a Bordeaux para enfrentar a Espanha, no dia 31.
(Foto: Thais Magalhães/CBF)