O Produto Interno Bruto (PIB) da Bahia registrou crescimento de 2,2% no segundo trimestre de 2024 em comparação com o mesmo período do ano anterior. No acumulado do primeiro semestre, o PIB avançou 2,4%. Em relação ao primeiro trimestre de 2024, a alta foi de 0,6%, após ajustes sazonais. Nos últimos 12 meses, o crescimento foi de 1,8%.
Segundo Armando Castro, diretor da Superintendência de Estudos Econômicos e Sociais da Bahia (SEI), o desempenho positivo reflete o aumento das exportações, a geração de empregos e a maior confiança dos empresários. O comércio se destacou com um crescimento acumulado de 4,9% no ano, impulsionado pela renegociação de dívidas, que reativou o consumo de milhões de pessoas.
O setor de serviços foi o principal motor do crescimento no segundo trimestre, com alta de 3,4%. O comércio teve crescimento de 3,5%, enquanto o setor de transportes avançou 5,8% e a administração pública cresceu 3,3%.
O setor industrial também apresentou bons resultados, com alta de 2,6%, puxada pelo crescimento na produção e distribuição de eletricidade, gás e água (+4,5%) e pela construção civil (+3,5%). A única exceção foi a indústria extrativa, que registrou uma queda de 8,7%.
Enquanto os setores de serviços e indústria cresceram, a agropecuária sofreu uma queda de 3% no segundo trimestre de 2024. De acordo com a SEI, o desempenho negativo foi causado pelo fenômeno climático El Niño, que trouxe condições adversas para algumas regiões produtoras do estado, impactando a produção agrícola.
Fonte: A Tarde