Jannah Theme License is not validated, Go to the theme options page to validate the license, You need a single license for each domain name.
DestaqueEconomia

Rebanhos de ovinos e caprinos crescem e consolidam Bahia como líder nacional

De acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), entre 2022 e 2023, a Bahia registrou os maiores crescimentos absolutos nos rebanhos de ovinos e caprinos do país. O estado adicionou 345,1 mil ovinos (ovelhas, carneiros e borregos), um aumento de 7,4%, e 217 mil caprinos (bodes, cabras e cabritos), o que representa um crescimento de 5,8%. Esses resultados marcam o segundo ano consecutivo de alta nos efetivos de ambos os rebanhos.

Com esses avanços, a Bahia manteve a liderança nacional na criação, totalizando 5 milhões de ovinos e 4 milhões de caprinos em 2023, segundo o IBGE. O estado responde por 23% dos 21,8 milhões de ovinos e 30,7% dos 12,9 milhões de caprinos do Brasil. O número de ovinos no estado também alcançou um novo recorde, superando a marca anterior registrada em 2020 na série histórica da Pesquisa da Produção Pecuária Municipal (PPM), realizada pelo IBGE.

O município de Casa Nova se destacou no cenário nacional, com os maiores rebanhos de ovinos (658,5 mil) e caprinos (725,1 mil) do Brasil, de acordo com o IBGE. A Bahia também concentra os três maiores rebanhos de ovinos do país, com Juazeiro ocupando o segundo lugar (388,3 mil) e Remanso o terceiro (378,3 mil).

No caso dos caprinos, Juazeiro aparece em segundo lugar na Bahia e em terceiro no ranking nacional, com 371,2 mil cabeças, enquanto Curaçá figura com o terceiro maior efetivo baiano e o quarto do país, com 338,3 mil animais.

Ainda segundo o IBGE, Remanso teve o maior crescimento do rebanho de ovinos do país entre 2022 e 2023, ganhando 56,5 mil cabeças (+17,5%), o que levou o município da 5ª para a 3ª posição nacional. Já para os caprinos, Casa Nova registrou o maior aumento do estado e o segundo maior do Brasil, adicionando 35 mil cabeças (+5,1%). O município que liderou o crescimento de caprinos no país foi Floresta, em Pernambuco, com um aumento de 66,2 mil cabeças no mesmo período.

Fonte: Bahia Notícias

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo