As Forças de Segurança Pública da Bahia registraram 187 crimes eleitorais até as 18h do último domingo, 6, em uma operação que resultou na prisão de 78 pessoas em diversas cidades do estado. Entre os municípios com ocorrências, aparecem Retirolândia e Monte Santo, na região do Sisal, onde prisões foram efetuadas como parte das ações de combate às irregularidades durante o processo eleitoral.
Os dados foram contabilizados pela Polícia Civil em 48 municípios baianos, onde as Delegacias Territoriais registraram os flagrantes. Os crimes mais frequentes incluem 48 ocorrências de boca de urna, 34 casos de compra de voto, 21 de violação do sigilo do voto, além de 18 registros de propaganda irregular.
As ações de inteligência e repressão foram intensificadas em diversas regiões do estado, com prisões também em grandes cidades como Salvador, Camaçari e Itabuna, além de outras localidades do interior. Em Retirolândia e Monte Santo, as detenções foram fruto de um esforço coordenado para garantir a legalidade do pleito e evitar práticas ilícitas.
A operação foi realizada com apoio de forças estaduais e federais, com o objetivo de assegurar um processo eleitoral justo e seguro para todos os eleitores.
Os flagrantes aconteceram nas cidades de:
Salvador;
Camaçari;
Alagoinhas;
Bom Jesus da Lapa;
Eunápolis;
Itabuna;
Itapetinga;
Jacobina;
Paulo Afonso;
Itaberaba;
Aporá;
Aramari;
Barra do Mendes;
Caém;
Camacan;
Coaraci;
Conceição do Almeida;
Ibicuí;
Ibiquera;
Inhambupe;
Ipirá;
Jucuruçu;
Medeiros Neto;
Monte Santo;
Mulungu do Morro;
Nova Canaã;
Pedro Alexandre;
Remanso;
Rio Real;
Santa Brígida;
Santana;
Serra Preta;
Ubatã;
Xique-Xique;
Tabocas de Brejo Velho;
Santo Estevão;
Retirolândia;
Nova Viçosa;
Maraú;
Jitaúna;
Irará;
Iaçú;
Cabaceiras do Paraguaçu;
Amargosa;
Teixeira de Freitas;
Guaratinga;
Andorinha;
Teodoro Sampaio.
Fonte: Ascom/SSP