Jannah Theme License is not validated, Go to the theme options page to validate the license, You need a single license for each domain name.
DestaqueNordeste

‘Nordeste é poesia’: entenda a história por trás do Dia do Nordestino, 08 de outubro

O Dia do Nordestino é celebrado em 8 de outubro e tem como objetivo celebrar a rica cultura, as tradições e a contribuição do povo nordestino para o Brasil.

Sobre a data, o professor especialista em história do Brasil, Fernando Costa, explica que, apesar da data ser uma lembrança ao Patativa do Assaré, é uma homenagem também aos demais artistas.

“Já houve uma outra data, que era o 2 de agosto, que era também referência a Luiz Gonzaga, mas essa data foi alterada, até porque já existia um projeto de criar uma data nacional de homenagear a região Nordeste, então teve a proposta, teve a ideia, mas a que ficou de fato foi o 8 de outubro”, esclarece o professor.

Dia do Nordestino em 8 de outubro: saiba qual a origem da data

O Dia do Nordestino foi instituído como forma de valorizar a diversidade cultural e a história da população nordestina.

A data do Dia do Nordeste, apesar muitas vezes confundida com o centenário de Patativa do Assaré, poeta cearense famoso por sua oralidade, não foi criada em homenagem a ele.

Embora o centenário de Patativa seja uma data relevante, o Dia do Nordeste foi estabelecido em honra a outro poeta, Catulo da Paixão Cearense, um importante representante da cultura e da escrita nordestina.

“Catulo, nascido em 8 de outubro de 1863, é um ícone da cultura regional, especialmente pela sua contribuição no século XIX. A data da vida dele é justamente o 8 de outubro, se não me falhe a memória”, disse Fernando.

A criação da data em meados dos anos 2000 veio como uma homenagem não só a Catulo, mas também a uma das regiões mais ricas do Brasil em termos de literatura, culinária, patrimônio material e imaterial.

O Nordeste é uma referência em gêneros musicais como o forró e o frevo, além de ser um polo de variações culturais, como as festividades do carnaval.

A literatura também se destaca na região, com grandes autores como Jorge Amado e Clarice Lispector. “Assim, a escolha de Catulo da Paixão Cearense serve também para representar e homenagear todos os demais ícones culturais e literários do Nordeste”.

Dia do Nordeste em 8 de outubro: relembre as raízes da região

O Nordeste é uma região vasta e extremamente rica em termos culturais e históricos. Muitos dos grandes pensadores do Brasil têm suas raízes no Nordeste. Entre eles, Câmara Cascudo, considerado um dos pais da culinária brasileira, e Clarice Lispector, uma das maiores escritoras do país.

Outro exemplo que Fernando cita é Ariano Suassuna, um escritor de renome internacional, também nordestino. Paulo Freire, um dos maiores educadores do Brasil, e Raquel de Queiroz, renomada escritora, também fazem parte desse grupo.

Além de sua produção intelectual, o Nordeste se destaca pela sua forte musicalidade, representada por ícones como Luiz Gonzaga, nascido em Exu, Pernambuco.

Portanto, a literatura, a culinária e as festas regionais, como as festividades de São João, “têm uma importância marcante. A integração com os povos indígenas gerou uma rica tradição alimentar, incorporando ingredientes como a tapioca e o milho”, explica o especialista.

“O Nordeste é um verdadeiro mosaico cultural, com influências nativas, africanas, europeias, indígenas e até mesmo asiáticas. Gilberto Freyre, em seu livro “China Tropical”, explora a influência da cultura chinesa na arquitetura e no jeito de falar da região, que também absorveu elementos da cultura africana e indiana.”

Essa mistura de culturas resultou em traços únicos, como o sotaque nordestino e a musicalidade característica, exemplificada pela transformação do acordeão francês no xaxado e no forró, ritmos que se tornaram símbolos da cultura nordestina.

Dia do Nordestino em 8 de outubro: cultura nordestina na poesia

A cultura nordestina é uma das mais ricas e diversificadas do Brasil. Ela engloba várias manifestações artísticas, como a literatura de cordel, o forró, o xaxado, o baião, o frevo, e o maracatu.

Também se destacam a gastronomia, com pratos típicos como o baião de dois, acarajé, carne de sol, sarapatel e o bolo de rolo. Sem falar na poesia. Ah, a poesia nordestina.

Autor Danielle Christine / O Povo

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo