DestaqueEducação & Cultura

Após 20 dias de paralisação, assembleia de professores da Uneb aprovam fim da greve

Após 20 dias de paralisação, os professores da Universidade do Estado da Bahia (Uneb) decidiram, em assembleia realizada na quarta-feira (16), encerrar a greve. A decisão foi tomada após a categoria avaliar como positivas as conquistas alcançadas, entre elas o Programa de Auxílio à Itinerância Docente, o compromisso do governo de implementar promoções no primeiro semestre de 2025 e a criação de uma mesa de negociação permanente para discutir outros pontos da pauta.

O Programa de Auxílio à Itinerância era uma demanda histórica, e agora os professores receberão um auxílio semestral para compensar os desafios da multicampia. A luta continua pela melhoria desse programa, como o reajuste no valor pago por quilômetro rodado, que precisa aumentar de R$ 0,35 para R$ 0,50.

Outro avanço importante foi o compromisso do governo estadual em implementar as promoções represadas até o primeiro semestre de 2025, beneficiando 176 docentes que aguardam a concessão desse direito. Sobre a recomposição salarial, a categoria aceitou a proposta do governo que prevê um aumento acumulado de 13,83% em dois anos. Apesar de considerarem o reajuste insuficiente, a decisão foi tomada em alinhamento com outras universidades estaduais, como UEFS, UESB e UESC.

A questão do adicional de insalubridade também avançou. O governo informou que um projeto de lei será elaborado para regularizar o pagamento dos adicionais, suspensos em alguns casos. As aulas serão retomadas na próxima segunda-feira (21), dando tempo para que os alunos possam se deslocar até os 27 campi da Uneb. Na primeira semana, não haverá avaliações nem lista de presença, atendendo a pedidos dos estudantes.

Foto: Portal ADUNEB

 

 

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo