O fomento à leitura e o protagonismo estudantil são as tônicas do evento literário que aconteceu nesta quinta-feira (14), no Centro Territorial de Educação Profissional (Cetep II) João Campos, em Riachão do Jacuípe, interior da Bahia. Reunindo um público estimado de 2 mil estudantes. A iniciativa traz o objetivo de servir de vitrine para que os alunos de toda rede estadual possam mostrar seus talentos e habilidades, por meio das apresentações e de suas produções literárias, artísticas e culturais.
O tema da 1ª edição do Festival Literário e Cultural do Cetep II João Campos é “Entre Sertões e Riachos: a Literatura como ponte na Bacia do Jacuípe”. “É um ambiente propício para celebrar a Literatura, a Arte e a Educação em uma região que é carente de atividades culturais. Tomamos como exemplo outras iniciativas realizadas em toda a Bahia pela Secretaria da Educação do Estado para oferecer uma gama de atividades como mesas temáticas, palestras com escritores locais e regionais, oficinas de produção literária, recitais, apresentações musicais, entre outras”, explica o vice-diretor Ricardo Souza.
Ele destaca ainda que a iniciativa fortalece o vínculo dos estudantes com suas raízes e amplia, ao mesmo tempo, sua percepção sobre o mundo, como revela a estudante da 2ª série do Curso Técnico em Administração, Maria Helena de Castro da Paz: “É uma oportunidade para celebrar a Literatura, além de ser um espaço vital para o desenvolvimento cultural e social da comunidade escolar. Podemos mostrar nosso talento e ampliar nossos horizontes. O evento estimula o interesse pela leitura de uma forma divertida e interativa, como na contação de histórias com as crianças”.
*Com informações do Portal do Clériston Silva