Todas as regiões do Brasil estão em alerta amarelo para chuvas intensas nesta quinta-feira (21), segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet).
O aviso foi divulgado na manhã desta quarta-feira (20) e é válido até às 10h de hoje. O instituto informa que os temporais oferecem perigo potencial à população.
O órgão divide os alertas em três níveis de severidade: Perigo Potencial (amarelo), Perigo (laranja) e Grande Perigo (vermelho).
O Inmet alerta para chuvas de até 30 mm por hora e ventos intensos de até 60 km/h. Há um baixo risco de quedas de galhos e árvores, alagamentos e de cortes de energia elétrica.
A região Centro-oeste deve ser a mais afetada pelos temporais, ainda estando sob um alerta laranja de perigo para as fortes chuvas, também válido para esta quinta. Ao todo, 18 estados e o Distrito Federal possuem a totalidade ou parte de seus territórios em alerta.
A marca amarela do Inmet ilustra a área do aviso para as chuvas intensas e a laranja indica o alerta laranja. Veja abaixo.
Segundo os alertas, 3.251 municípios podem ser afetados pelas chuvas até esta quinta.
O Inmet ainda instrui à população dessas regiões a não se abrigar debaixo de árvores ou estacionar veículos perto de torres e postes de transmissão de energia.
A agência de meteorologia Climatempo destaca que o Espírito Santo e o Rio de Janeiro devem registar grande acumulado de chuva ao longo dos próximos dias.
Uma frente fria, associada a um sistema que intensifica a variabilidade dos ventos em altos níveis da atmosfera, irá se formar no litoral do Sudeste brasileiro, e o conjunto vai contribuir para as chuvas na região.
Veja a lista dos estados que estão em alerta amarelo para chuvas intensas nesta quinta:
- Rio Grande do Sul
- Santa Catarina
- Paraná
- São Paulo
- Rio de Janeiro
- Espírito Santo
- Minas Gerais
- Mato Grosso do Sul
- Mato Grosso
- Goiânia
- DF
- Bahia
- Piauí
- Maranhão
- Pará
- Amazonas
- Tocantins
- Rondônia
- Acre
(Fonte: CNN Brasil).