A última semana do ano de 2024 deve registrar grandes volumes de chuvas nas regiões Norte, Centro-Oeste e Sudeste. Isso porque, segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), uma nova Zona de Convergência do Atlântico Sul (ZCAS) que se formou no País nessa quinta-feira (26) deve trazer muita chuva para as áreas entre a Amazônia e o Sudeste ao menos até domingo (30).
A Zona de Convergência do Atlântico Sul (ZCAS) é um dos principais sistemas meteorológicos causadores de chuvas nas regiões Centro-Oeste e Sudeste entre o fim da primavera e o verão.
Com a ZCAS, no Sudeste, os maiores volumes devem ser registrados em cidades dos estados de:
- São Paulo
- Rio de Janeiro
- Minas Gerais
- Espírito Santo
Definida como um corredor de nuvens que corta o Brasil, desde o sul da Região Amazônica até o Oceano Atlântico, passando pela faixa central do País, a ZCAS, eventualmente, também pode se deslocar para cima ou para baixo e atingir, também, os estados da Bahia e do Paraná.
Aviso de chuvas
Na quinta-feira (26), o Inmet publicou aviso, em alerta laranja, sobre chuvas entre 30mm/h e 60 mm/h ou 50mm/dia e 100mm/dia, ventos intensos (60-100 km/h) em cidades dos estados de Minas Gerais, Goiás, São Paulo, Tocantins, Mato Grosso, Paraná e Mato Grosso do Sul.
O informe, com previsão para término às 10h desta sexta-feira (27), alertou que as precipitações podem causar corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e de descargas elétricas.
Redação producaodiario@svm.com.br / Diário do Nordeste