Pancadas de chuva atingirão o Norte e o Nordeste nos próximos dias, com estados como Piauí, Maranhão, Pará, Acre, Bahia e Amazonas registrando volumes altos de chuva. Há riscos de alagamentos, enchentes, deslizamentos e danos por ventos fortes.
Pancadas de chuva estão se formando em boa parte do Norte e do Nordeste e podem causar mais transtornos para a população ao longo dos próximos dias, já que previsões do tempo (curto prazo) e do clima (longo prazo) indicam que elas vão se intensificar.
O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu avisos de chuva intensa que compreendem grande parte do Norte e do Nordeste. Os estados do Piauí, Maranhão, Pará, Acre, além do extremo sul da Bahia e extremo leste do Amazonas serão severamente afetados ao longo dos próximos dias, com chuva de até 100 mm por dia e ventos intensos de até 100 km/h.
Há risco de cortes no fornecimento de energia elétrica, queda de galhos de árvores e de objetos altos como placas e letreiros, enchentes em rios, alagamentos e descargas elétricas. Em regiões onde as chuvas persistam por mais tempo, há risco de deslizamentos em encostas e áreas propícias.
Situação é impulsionada pela oscilação de Madden-Julian
A Oscilação de Madden Julian (OMJ) é um fenômeno capaz de potencializar ou inibir eventos de precipitação no Norte e Nordeste do Brasil. Durante algumas fases, o fenômeno é capaz de favorecer movimentos de ascendência do ar, que ajudam a formar tempestades e deixar o clima chuvoso.
É possível observar que, nas próximas semanas, a circulação associada à OMJ vai causar anomalias que envolvem todo o Nordeste e parte do Norte, auxiliando na manutenção das chuvas nestas regiões.
As previsões climáticas do modelo europeu ECMWF também indicam que, ao longo das próximas semanas, a tendência é de chuva acima da média em boa parte do norte e do nordeste do país, com destaque especial para a região Nordeste.
Isso indica que haverá condições para formação de chuvas expressivas no Norte e no Nordeste, auxiliadas pela OMJ, que por sua vez ajudam a alimentar a Zona de Convergência do Atlântico Sul sobre o país, formando chuvas. Em outras palavras, até o final de Janeiro, as chuvas serão intensas e frequentes nessas regiões.
Até o final de Janeiro, tudo indica que as chuvas serão intensas e frequentes nas regiões Norte e Nordeste.
Inclusive, já ao longo dos próximos dias, pancadas de chuva serão registradas em praticamente toda a região Norte e Nordeste. Até o final do domingo (12), os acumulados totais em alguns municípios localizados podem ultrapassar os 200 mm de chuva. Esses altos volumes de chuva trazem potencial para ocasionar alagamentos e deslizamentos de terra.
As regiões menos afetadas serão o litoral leste, na altura de Alagoas e Pernambuco (onde pancadas de chuva ainda vão se formar, mas com acumulados menores) e também o estado de Roraima (onde as previsões indicam que o tempo continuará predominantemente seco ao longo dos próximos dias).
Matheus Manente / Tempo.com