DestaqueRiachão & Região

Projeto que aposta no sisal como fonte de biocombustíveis inicia cadastro de produtores

Foto com Link

Foto com Link de Direcionamento

Descrição da imagem

Clique na imagem para ser redirecionado para o site.

O projeto RePlanta Agave, desenvolvido pela Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI) e pela Secretaria Estadual do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte da Bahia, iniciou o mapeamento e cadastro de produtores de agave na região sisaleira. A iniciativa busca modernizar o cultivo e transformar a biomassa do sisal em biocombustíveis, promovendo sustentabilidade e geração de renda.

Com um investimento de R$ 2,6 milhões, o projeto tem como meta cadastrar 400 agricultores de 21 municípios até março. Os participantes receberão capacitação em preparo do solo, cultivo, colheita, armazenamento e comercialização dos produtos.

A fibra de sisal, principal produto do agave sisalana, já é utilizada para fabricar cordas e tapetes. Agora, o projeto explora o potencial da biomassa para desenvolver produtos como etanol, biometano, biohidrogênio verde, biocarvão e biopesticidas.

Baseado na agricultura familiar, o RePlanta Agave busca fortalecer a produção de sisal na Bahia, que lidera o setor no Brasil, respondendo por 90% da produção nacional.

A iniciativa, conforme destaca a Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial, também promove empregos e melhora as condições de vida dos agricultores, alinhando-se à transição energética e ao desenvolvimento sustentável.

Notícias de Santaluz / Foto: Feijão Almeida/GOVBA

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo