As chuvas têm atingido uma grande porção do Nordeste na última semana. De acordo com estações do Instituto Nacional de Meteorologia (INMET), nos últimos dez dias choveu entre 120 mm e 150 mm entre o Maranhão e o Piauí, com acumulados chegando em patamares ao redor dos 100 mm em outros estados como Ceará, Paraíba e Pernambuco.
Em pontos isolados, a chuva atingiu acumulados ainda maiores. Em São Luís, no Maranhão, houve chuvas intensas de mais de 200 mm em um único dia, e este mês está caminhando para se tornar o janeiro mais chuvoso da história da capital.
Enquanto isso, as chuvas devem continuar nestes estados. Há, no momento, avisos meteorológicos vigentes de chuva intensa para o Maranhão, Piauí, Ceará, Paraíba e Pernambuco.
Nestes estados, há possibilidade de pancadas de chuva moderadas de até 50 mm/dia, com ventos intensos de até 60 km/h. As tempestades podem causar cortes no fornecimento de energia elétrica, queda de galhos de árvore, alagamentos e descargas elétricas (raios).
Situação meteorológica continuará nos próximos dias
Entre essa terça-feira (28) e quarta-feira (29), as chuvas continuarão atingindo os estados mencionados anteriormente, com pancadas de chuva que se formam especialmente durante a tarde e à noite. Essas pancadas também podem atingir o extremo oeste e norte da Bahia, e extremo oeste do Rio Grande do Norte e de Alagoas.
Previsão de acumulados totais de chuva até o final da quinta-feira mostra chuvas em torno de 60 mm em grande parte do Nordeste e ilustra regiões que serão mais afetadas pela chuva.
No litoral leste da Bahia, Sergipe e Alagoas, o vento carrega umidade do oceano e pode causar chuvas fracas com acumulados baixos, que não devem causar transtornos para a população. Isso inclui as capitais Salvador, Aracaju e Maceió.
Tempestades voltam a atingir a Bahia na sexta-feira
A maior mudança nos condições meteorológicas nordestinas pode se dar a partir de sexta-feira (31). Uma frente fria avançará pelo pais e organizará a circulação dos ventos e da umidade de uma maneira que propiciará a formação de tempestades mais fortes no Nordeste.
Previsão de nebulosidade e chuva na sexta-feira durante a tarde mostra uma grande quantidade de nuvens e tempestades se formando em grande parte do Nordeste e da Bahia.
Na sexta-feira (31), chuvas intensas se formam em todo o litoral norte e nos estados que já estão sendo atingidos pelas pancadas de chuva, e voltam a se formar também em boa parte da Bahia, inclusive na região central do estado e no Vale São Franciscano.
A maior parte do litoral leste, no entanto, continuará apenas registrando apenas chuvas fracas decorrentes do transporte de umidade do oceano.
No sábado (01), para iniciar o mês de janeiro, as condições para formação de chuvas permanecem, com alta probabilidade de chuvas fortes no centro e oeste da Bahia, no Maranhão (inclusive em São Luís), no Piaui e em todo o litoral norte. Essas condições continuam no domingo (02).
Previsão de probabilidade de chuvas no sábado durante a tarde mostra regiões mais propícias à formação de pancadas de chuva. Destaque para Bahia, Piauí, Maranhão e litoral norte.
Vale notar que grande parte do leste da região nordeste não será impactada de maneira expressiva pelas chuvas. Isso inclui todo o litoral e extremo leste da Bahia (inclusive Salvador), e os estados do Sergipe, Alagoas, onde continuam se formando apenas chuvas fracas com acumulados baixos.
EM RESUMO: Até quarta-feira (29), pancadas de chuva continuarão atingindo Maranhão, Piauí, Ceará, Paraíba, oeste de Pernambuco e extremo norte e oeste da Bahia. Há risco de chuvas moderadas a fortes e ventos intensos. A partir de sexta-feira (31), as chuvas podem se intensificar no Nordeste, com tempestades fortes previstas para Bahia, Maranhão e Piauí. A maior parte do litoral leste (Bahia, Sergipe e Alagoas) continuará registrando apenas chuvas fracas, sem grandes impactos.
Vale notar que estamos falando de cenários generalizados, e essas situações podem ser levemente diferentes de um município para outro.
Matheus Manente / Tempo.com