Jannah Theme License is not validated, Go to the theme options page to validate the license, You need a single license for each domain name.
DestaqueHistória

Uma pessoa morre e seis ficam feridas após desabamento de teto de ‘igreja de ouro’ do Centro Histórico de Salvador

Templo, que é considerado uma das Sete Maravilhas de Origem Portuguesa no mundo, estava com diversos problemas estruturais desde 2023. Vítimas são atendidas pelo Samu.

Uma turista de 23 anos morreu e outras seis ficaram feridas depois que parte do teto da Igreja de São Francisco de Assis, conhecida como “igreja de ouro”, desabou na tarde desta quarta-feira (5), no Centro Histórico de Salvador. A informação foi confirmada pelo Corpo de Bombeiros Militar da Bahia (CBM-BA).

O acidente ocorreu por volta das 14h30, no templo da Ordem Primeira de São Francisco. Imagens feitas por testemunhas mostram os estragos pouco depois do desabamento. O espaço onde os fiéis ficavam durante as missas foi coberto por destroços, principalmente da madeira que cobria o telhado.

“Todo o espaço central da igreja cedeu. Possivelmente, alguma parte dessa cobertura se rompeu e, com o peso desse espaço superior do teto, a madeira veio abaixo, com o sobrepeso”, afirmou Sósthenes Macedo, coordenador da Defesa Civil de Salvador.

Além da Defesa Civil, equipes da Polícia também estão no local e policiais militares isolaram a área. Bombeiros seguem no local e até as 16h10, o corpo ainda não havia sido retirado.

“Já fizemos a varredura das outras áreas para verificar se tem mais alguma vítima, e não foi encontrada nenhuma”, disse o coronel Adson Marchesine, comandante do Corpo de Bombeiros.

O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) presta socorro aos feridos no Centro Histórico. Todos tiveram ferimentos leves. A pessoa que morreu é uma turista do estado de São Paulo, mas ainda não há informações sobre a identidade dela e das outras vítimas.

Parte de teto de igreja de ouro desaba — Foto: Reprodução

Problemas na igreja

Parte de teto de famosa ‘igreja de ouro’ do Centro Histórico de Salvador desaba — Foto: Reprodução/Redes Sociais

Considerada uma das Sete Maravilhas de Origem Portuguesa no mundo, a igreja já enfrentava problemas estruturais há anos.

Com interior revestido em ouro, o templo fundado no início do século 18 foi tombado como patrimônio material do Brasil, porém, o reconhecimento do governo federal, que deveria garantir a proteção ao espaço, não impediu a construção de atingir uma situação degradante.

Igreja de São Francisco, no Centro Histórico de Salvador  — Foto: Itana Alencar/g1

Durante uma visita realizada em 2023, o g1 observou que o local estava com pinturas e teto desgastados, pilastras sem reboco e piso desnivelado em vários pontos – o que dificultava a locomoção de pessoas com mobilidade reduzida.

No mesmo ano, um dos pátios da Igreja de São Francisco foi parcialmente fechado porque já havia risco de queda do pináculo direito. A estrutura, uma cúpula de metal que pesa cerca de uma tonelada e meia, chegou a ser removido, segundo o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan).

Durante esse processo, as visitas ao templo, que é um dos mais procurados por quem passeia pelo Centro Histórico da capital baiana, seguiram mantidas.

Em maio de 2023, o governo federal fez a restauração dos painéis lusitanos de todo o prédio, porém, as melhorias não se estenderam a outras partes do templo, que careciam de manutenção.

Por G1 Bahia

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo