DestaqueRiachão & Região

Embasa informa que oscilações da energia afetam o abastecimento de água do sistema Pedras Altas/Sisal

As sucessivas oscilações de tensão e interrupções no fornecimento de energia elétrica têm prejudicado a operação de equipamentos de bombeamento do sistema de abastecimento Pedras Altas/Sisal, afetando sobremaneira o fornecimento de água em Mairi, Várzea da Roça, Várzea do Poço, Capela do Alto Alegre e Pintadas desde o dia 8 de abril.

Nos dias 19 e 20 deste mês, o desequilíbrio de tensões elétricas em uma estação de tratamento ampliaram a situação para os municípios de Capim Grosso, Nova Fátima, Gavião, São Domingos, Valente, Ichu, Candeal e Pé de Serra.

Os números atualizados são de mais de 20 ocorrências relacionadas à energia elétrica, totalizando mais de 100 horas de paralisação de estações de bombeamento nos últimos 12 dias. De forma emergencial, a Embasa instalou um gerador na estação elevatória que atende Capela e Pintadas.  “São oscilações de fase da energia, as tensões se desequilibram e o sistema para de bombear água. Essas ocorrências desestabilizam todo o sistema, pois, diferente da energia, a água leva tempo para voltar a atender os imóveis, a distribuição ocorre aos poucos. Muitas vezes, antes mesmo de a água chegar na casa dos moradores, já houve nova interrupção no fornecimento de energia”, explica o gerente regional da Embasa, Raimundo Neto.

A Embasa tem reiterado junto à Coelba/Neoenergia a necessidade de regularização do fornecimento de energia elétrica, de forma a garantir condições adequadas para o funcionamento contínuo e estável do sistema de abastecimento. A concessionária informou que está em processo de execução das melhorias necessárias, cuja conclusão é aguardada para que o sistema opere com maior eficiência e sem novas instabilidades.

A Embasa orienta a população a manter o uso racional da água disponível em seus reservatórios domiciliares, até que o abastecimento possa ser plenamente restabelecido nas áreas afetadas.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo