DestaqueRiachão & Região

Riachão: Documentário “Isidro e o Samba das Pedrinhas” será lançado na quarta (30)

Na próxima quarta-feira (30/04) a comunidade de Pedrinhas, em Riachão do Jacuipe, vai viver um dia especial com o lançamento do documentário Isidro e o Samba das Pedrinhas, de autoria do jornalista Evandro Matos. O evento acontece a partir das 19h.

O documentário resgata a história do Samba de roda das Pedrinhas desde a sua criação, provavelmente na década de 1930, mas com detalhes até os dias atuais. Depoimentos ricos e emocionantes de sambadores e familiares de ex-sambadores contribuíram para que o diretor conseguisse contar essa história com riqueza de detalhes e de forma cronológica.

“Fiz questão de contar essa história de forma cronológica até mesmo para um melhor entendimento. Não foi um trabalho tão simples, até pela dificuldade de se encontrar registros de imagens, fotos ou de trabalhos já publicados. A nossa pesquisa e coleta de material durou quase um ano porque, à medida que íamos avançando, sentíamos que era uma história que precisava ser bem contada”, pontuou Evandro Matos.

Além da riqueza de detalhes da história do samba das Pedrinhas, o filme traz informações sobre a formação inicial e os nomes de sambadores que chegaram ao longo dos anos. Nesse contexto, a figura de Isidro das Pedrinhas, um dos fundadores do grupo, também aparece com destaque.

“Eu vi Isidro sambar apenas uma vez, mas os seus batuques de improviso ficaram na minha memória, assim como a sua versatilidade e espírito de liderança. Por isso entendo que não poderia contar a história do samba das Pedrinhas sem ter Isidro como um personagem central”, reforça Evandro.

O lançamento

Remarcado por conta das chuvas que caíram no município na data inicial, agora a produção afirma que o evento vai acontecer em qualquer circunstância. “Será na próxima quarta-feira, dia 30, com certeza. Por incrível que pareça, a repercussão agora está bem maior. Estamos recebendo ligações de pessoas até de Candeal confirmando presença”, destaca Evandro. (Ao lado, Evandro com Dona Belinha, viúva do sambador Pedro de Joaquim).

Assim, sambadores e familiares de ex-sambadores deverão estar presentes e serão homenageados durante o evento. Segundo moradores, na comunidade de Pedrinhas e arredores a expectativa é muito grande para acompanhar a exibição do documentário.

Além da exibição do filme, que tem quase uma hora de duração, o evento terá debate e discussão sobre o trabalho e uma provável apresentação do grupo de samba, que tem a liderança dos irmãos Misael e Dilsinho.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo