
Dorgival Dantas de Paiva, nascido em 5 de janeiro de 1971, natural de Olho D’água do Borges, no Rio Grande do Norte. Sua especialidade é o gênero forró, defensor exímio da categoria, bem como um ser humano que se dedica a através da arte, resgatar valores éticos e morais para o trato humano e principalmente do respeito.
Dorgival aprendeu a tocar acordeão com seu pai, então bem mais que tocar e cantar, leva adiante ritmo, tradição e ancestralidade. Ele também toca teclado, bateria e percussão.
Seu mais novo trabalho divulgado no seu canal no YouTube, o DVD Raízes.
Biografia
Se tornou muito conhecido como “O Poeta” por manter uma linha de composições majoritariamente falando de amor, começou a fazer apresentações aos 14 anos.
Nos anos 90, produziu álbuns de diversas bandas de forró. Em 1999, passou a fazer parte da Banda Pirata, grupo que no ano seguinte fez uma turnê em homenagem aos quinhentos anos do Brasil.
Em 2006, lança O Homem do Coração, com destaque para os sucessos “Eu não vou mais chorar” e “Por quê?”. Em 2007, veio “Primeiro Passo”, com direito a turnê por todo o país. Em 2011 o álbum duplo Quanto Custa, que traz os sucessos “Declaração” e “Coração Teimoso”. Em 2012, mais um álbum, Sanfona e Voz, emplacando as faixas “KKK” e “Acabou na Lama”.
Músicas em telenovelas
Suas canções também estiveram em trilhas sonoras de telenovelas da Rede Globo, tais como “Barriguinha” (em Malhação, cantada por Aviões do Forró), “Você Não Vale Nada” (em Caminho das Índias, cantada por Calcinha Preta), “Pode Chorar” (em Araguaia, cantada por Jorge e Mateus) e “Amor Covarde” (em Fina Estampa, cantada por Jorge e Mateus).
Dorgival e a Cidade do Forró

A Cidade do Forró não é apenas um local para shows, mas também um espaço para eventos culturais e turísticos, com o objetivo de valorizar a cultura nordestina e impulsionar a economia da região. O espaço já sediou eventos como o “Derradeiro de Maio”, que marca a abertura das festas juninas no Nordeste.

Dorgival Dantas, conhecido como “O Poeta” no mundo do forró, nasceu em Olho d’Água do Borges e idealizou a Cidade do Forró como uma forma de retribuir à sua terra natal e promover a cultura local. A iniciativa busca resgatar as raízes do forró e oferecer um ambiente acolhedor para quem visita o espaço.

Reconhecimento
Em 25 de maio de 2024, foi nomeado embaixador do turismo do Rio Grande do Norte pela governadora Fátima Bezerra. A cerimônia ocorreu no gabinete da governadora, que reconheceu a contribuição de Dorgival na promoção das belezas naturais e da cultura do estado. Fátima Bezerra destacou a importância de unir turismo e cultura e elogiou Dorgival como a escolha ideal para representar o Rio Grande do Norte.