DestaqueEducação & Cultura

Concurso “Redação Nota 1000 Bahia” é lançado para estudantes da rede estadual

A iniciativa busca selecionar e premiar as melhores produções textuais de estudantes da 3ª série do Ensino Médio ou equivalente, matriculados nas escolas estaduais.

Foto com Link

Foto com Link de Direcionamento

Descrição da imagem

Clique na imagem para ser redirecionado para o site.

A Secretaria da Educação do Estado da Bahia (SEC) publicou, nesta quarta-feira (9), no Diário Oficial, o edital do concurso “Redação Nota 1000 Bahia”. A iniciativa busca selecionar e premiar as melhores produções textuais de estudantes da 3ª série do Ensino Médio ou equivalente, matriculados nas escolas estaduais. O concurso tem como foco o estímulo à leitura e à escrita como ferramentas de formação crítica e cidadã, bem como visa contribuir com a preparação para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).

A ação contempla estudantes regularmente matriculados nas unidades públicas jurisdicionadas aos 27 Núcleos Territoriais de Educação (NTE), incluindo os que integram as modalidades de Educação de Jovens e Adultos (EJA), Comunidades Tradicionais do Campo e Quilombolas, Escolas Famílias Agrícolas, Educação Escolar Indígena e Educação Profissional e Tecnológica. A iniciativa amplia as possibilidades de participação ao respeitar a diversidade das experiências escolares na rede estadual.

A cerimônia de premiação ocorrerá durante o Encontro Estudantil da Rede Estadual, que será realizado de 3 a 5 de dezembro, em Salvador. O resultado final do concurso estará disponível no site oficial da Secretaria da Educação (www.educacao.ba.gov.br).

Aplicação das redações e critérios de avaliação

A competição será dividida em cinco ciclos, com temas diferentes a cada mês, de julho a novembro. As redações deverão ser feitas em sala de aula, em horário definido pela unidade escolar e sob supervisão de professor indicado. Os textos devem ser manuscritos, com letra legível, em formulário padrão disponibilizado pela SEC. Cada produção deve ter entre 20 e 30 linhas, ser individual, inédita e original; obedecer ao gênero dissertativo-argumentativo; e abordar o tema correspondente ao ciclo. As correções das redações serão liberadas ao final de cada etapa, com critérios unificados e adaptações para as modalidades específicas.

Cada redação poderá alcançar até 1.000 pontos. Serão premiados os três melhores textos de cada ciclo. Os estudantes classificados em 1º, 2º e 3º lugares receberão um notebook e um certificado de reconhecimento emitido pela Secretaria da Educação. Cada participante poderá ser premiado em apenas um ciclo. Caso tenha mais de uma redação selecionada, será considerada a que obtiver a maior nota.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo