
Um jovem morador do bairro Morro dos Lopes, em Santaluz, região sisaleira da Bahia, foi agredido por agentes da Guarda Civil Municipal (GCM) durante a festa de 90 anos de emancipação política da cidade, no último domingo (20).
De acordo com a família, o rapaz foi atingido com vários golpes de cacetete. Ele foi atendido no local por bombeiros civis e está internado no Hospital Municipal de Santaluz, onde permanece à espera de transferência para uma unidade de maior porte, por causa da complexidade dos ferimentos.
Não há boletim médico oficial sobre o estado de saúde do jovem. Segundo a família, ele sofreu lesões em várias partes do corpo e está consciente, mas necessita de exames mais detalhados em um hospital com maior estrutura.
Imagens que circulam nas redes sociais mostram o momento em que guardas municipais usam cacetetes para dispersar a multidão. Em outra gravação, o jovem aparece no chão sendo atendido por socorristas e pelos próprios guardas, ainda no local da festa.
Família vai registrar boletim de ocorrência
Os parentes do jovem informaram que pretendem registrar um boletim de ocorrência na quarta-feira (22) na delegacia da cidade. Eles acusam os agentes de uso excessivo da força e pedem apuração rigorosa do caso.
“Foi uma covardia. Ele não oferecia risco a ninguém”, afirmou um familiar.

O que diz a Guarda Civil Municipal?
A Guarda Civil Municipal de Santaluz, ainda não se pronunciou oficialmente, mas disse que já iniciou a análise das imagens que circulam nas redes sociais, e lamentou o ocorrido e afirmou que repudia qualquer tipo de uso de força desnecessária. O comando da GCM ainda orientou a família para fazer um boletim de ocorrência na Policia Civil para facilitar a apuração do caso.
Fonte: Vem Ver Cidade