
A “Copa do Mundo” do Interior da Bahia está de volta. O Intermunicipal Ednaldo Rodrigues 2025 foi oficialmente lançado neste sábado (26), em Salvador.
O evento reuniu a diretoria da Federação Bahiana de Futebol, ligas participantes, autoridades, profissionais de imprensa e convidados no Batalhão Especializado em Policiamento de Eventos da Polícia Militar da Bahia (BEPE). Um lançamento grandioso, digno do tamanho da maior competição de seleções não profissionais do mundo.
A abertura aconteceu por volta das 10h30, quando foi iniciado o tradicional arbitral. No auditório do BEPE, os presentes acompanharam todos os detalhes e novidades da disputa, que promete, mais uma vez, entrar para a história.

O Presidente da FBF, Ricardo Lima, deu início aos trabalhos, agradeceu a parceria das ligas e enalteceu o ex-presidente da entidade e da CBF, Ednaldo Rodrigues, que dá nome ao campeonato. “Uma hora estar aqui com vocês, num evento tão grandioso como esse. Um sábado chuvoso e ver esse auditório lotado, nos dá orgulho. Só tenho a agradecer a vocês, presidentes de ligas, que tanto fazem e contribuem para o fomento do futebol em nosso estado. E não posso deixar de agradecer, também, ao nosso eterno presidente Ednaldo Rodrigues, que merece todas as homenagens pelo que fez pelo futebol baiano. Nós somos uma família”.
Em seguida, Ednaldo Rodrigues agradeceu a recepção e as homenagens e reafirmou sua luta contra a discriminação. “Pra mim, é muito empolgante estar aqui. Sentir esse carinho e poder reencontrar amigos que fiz ainda como diretor do interior da FBF. Como o presidente Ricardo disse, nós somos uma família. É uma honra receber essa homenagem. O Intermunicipal é um sucesso e ter meu nome no campeonato é muito gratificante. E aproveito para sensibilizar vocês por duas causas muito importantes, bandeiras que eu defendi lá na CBF e vocês também devem fazer no Intermunicipal. Combatam todos os tipos de discriminação, o racismo, e também a violência contra as mulheres. São crimes e não podem ter espaço no nosso futebol”.
O vice-presidente da FBF, Manfredo Lessa, destacou a importância do Intermunicipal para a entidade. “É a competição mais importante para nós, a que temos mais carinho. Quando comparecemos aos jogos do Intermunicipal, a gente vê como as cidades pulsam. É a festa do Interior. Esse dia é um dos mais importantes do ano para a Federação, o dia de receber vocês, presidentes de ligas, e de lançar esse produto tão bonito.

Já a Diretora de Competições, Taíse Galvão, dirigiu suas homenagens aos presidentes de ligas. “Não posso deixar de agradecer, em especial, aos presidentes de ligas. A caminhada não foi fácil para chegar nesse dia. Sei da luta de vocês, do empenho. Tenho certeza de que faremos, mais uma vez, um grande Intermunicipal. Vamos, juntos, fazer história”.
Além dos dirigentes, também compuseram a mesa diretora do evento o Diretor de Registros e Transferências da entidade, Felipe Quadros; o Diretor Administrativo e Financeiro, Marcelo Araújo; o presidente da CEAF-BA, Jailson Freitas; o Comandante do BEPE, Tenente-Coronel Carlos Flávio; o prefeito de Biritinga, Gil de Gode; e o Presidente da Liga de Almadina, José Tibúrcio.

O campeonato – Encerradas as apresentações, foram apresentadas as participantes da competição. O Intermunicipal 2025 será disputado por 54 seleções.
São elas: Alagoinhas, Alcobaça, Almadina, Anguera, Barreiras, Barrocas, Biritinga, Brumado, Buerarema, Caatiba, Cabaceiras de Paraguaçu, Cachoeira, Camamu, Capim Grosso, Castro Alves, Coarací, Crisópolis, Cruz das Almas, Euclides da Cunha, Feira de Santana, Ibicaraí, Ibirapitanga, Ipiaú, Itaberaba, Itabuna, Itamaraju, Itapetinga, Itiruçu, Lagoa Real, Lauro de Freitas, Luís Eduardo Magalhães, Nova Canaã, Palmas de Monte Alto, Paratinga, Pojuca, Prado, Rio Real, Santa Bárbara, Santaluz, Santo Amaro, Santo Antônio de Jesus, Santo Estevão, São Félix, Saubara, Serra Preta, Serrinha, Simões Filho, Tapiramutá, Teixeira de Freitas, Terra Nova, Tucano, Uruçuca, Valente e Vera Cruz.