DestaqueHistória

Canudos: Mostra fotográfica e exibição de filmes marcam o 3º dia da 5ª Feira Literária

Foto com Link

Foto com Link de Direcionamento

Descrição da imagem

Clique na imagem para ser redirecionado para o site.

A programação da 5ª Feira Literária Internacional de Canudos desta quinta-feira (25) foi marcada por dois fortes eventos. Pela manhã, na Casa dos Saberes Conselheiristas “Evandro Teixeira”, aconteceu o lançamento da Mostra de Fotografias de Canudos, com trabalhos de Flávio de Barros (1897), Pierre Verger (1947), Antônio Olavo (1987) e Evandro Teixeira (1997).

Para a realização do evento, uma mesa foi formada por Antônio Olavo (cineasta), Carina Almeida (filha do fotógrafo Evandro Teixeira), Ângela Luhning (da Fundação Pierre Verger), Maurício Hora (fotógrafo) e Edmilson Santana (Curador da Casa dos Saberes Conselheiristas), além de Luiz Paulo Neiva (Curador da Feira Literária).

A Mostra reuniu um público formado por pesquisadores, professores e estudantes e contou com convidados especiais como Alex Baradel e Ângela Luhning (representantes da Fundação Pierre Verger), além de Carina Almeida Teixeira (filha do fotógrafo Evandro Teixeira).

O evento contou com depoimentos emocionantes, como do cineasta Antônio Olavo, que falou sobre a sua amizade e trabalho junto com Evandro Teixeira. “Minha relação com Evandro era muito grande, não só de amizade como de realizar trabalhos junto com ele. A colaboração de Evandro Teixeira com Canudos é muito importante, porque, além de tudo, ele ajudou a elevar o nome deste município para o mundo”, destacou Olavo.

Emocionada, Carina Almeida, filha do fotógrafo Evandro Teixeira, também discorreu sobre a paixão e andanças do pai pela região de Canudos. “Meu pai era apaixonado por Canudos. Ele morreu pensando em Canudos. Então, a relação dele com tudo isso era muito grande, e nós só temos a agradecer a todos vocês pelo carinho que têm com ele”, disse Carina.

Curador da Feira Literária, Luiz Paulo Neiva coordenou os trabalhos e ciceroneou as equipes pelos espaços da Casa dos Saberes Conselheiristas, detalhando o projeto de criação e funcionamento.

“Este é um dos momentos mais importantes desta Feira, com a participação tão valiosa de Antônio Olavo, de vocês da Fundação Pierre Verger, de Carina Almeida, filha do querido Evandro Teixeira. Enfim, queria agradecer a participação e colaboração de todos. Às vezes dá muito trabalho para organizar, mas a gente sente que vale a pena fazer parte dessas conquistas”, pontuou Luiz Paulo.

No final, convidado por Luiz Paulo, o poeta José Américo Amorim (acima) declamou um poema alusivo às lutas e resistências conselheiristas.

Cinema em debate no Museu João de Régis

À tarde, a partir das 14h30, no Museu João de Régis, aconteceu a segunda etapa de “A força de um cinema novo nos Sertões de Canudos”, com participações dos cineastas Miguel Gomes (que falou por videoconferência direto de Portugal).

Em seguida foi exibido o documentário “Paixão e Guerra no Sertão de Canudos”, de autoria de Antonio Olavo, seguido de rico debate.

Por fim, foi exibido o filme “Na terra do Sol”, de Lula Oliveira, e em seguida “Um sino dobra em Canudos”, lançado em 1962, de Carlos Gaspar.

Após as exibições dos filmes, foi aberto um debate com o público, contando com a mediação do cineasta Pola Ribeiro e comentários de Antônio Olavo e Lula Oliveira. Os três filmes exibidos durante a tarde suscitaram bastante reflexões e muitas perguntas do público.

Quando os debates se encerraram já passava das 18h. Nesse momento, tanto Pola Ribeiro quanto Antônio Olavo e Lula Oliveira agradeceram a presença do público e elogiaram a Feira Literária de Canudos. “É importante que aconteçam essas discussões a partir de trabalhos como esses. Percebo que estamos avançando, com o cinema cada vez mais ocupando o seu espaço junto à Flican”, sintetizou Olavo.

Da redação, especial de Canudos

Fotos: Josias Santos e Raimundo Laranjeira

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo