
O Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) autorizou a desapropriação de 160 áreas ao longo da BR-116, entre os municípios de Araci e Santa Bárbara. A medida faz parte das obras de duplicação e melhorias da rodovia federal e inclui um trecho de 7 km no contorno de Serrinha.
A decisão foi publicada em portaria que declara os terrenos de utilidade pública, permitindo que sejam incorporados ao traçado da estrada. O objetivo é viabilizar a duplicação de pistas, implantação de faixas laterais, adequação de capacidade, restauração e construção de obras especiais.
Segundo o DNIT, as intervenções estão previstas no “Lote 05” da BR-116/BA, que compreende o subtrecho entre a entrada da BA-408, em Araci, e a entrada da BA-504 (Santanópolis), abrangendo do km 322,6 ao km 403,7.
Para fins de desapropriação, o polígono definido vai do km 334,23 ao km 387,41, somando 53,18 km de extensão. Dentro desse trecho, está incluída a variante de Serrinha, que servirá como desvio do tráfego pesado para fora do perímetro urbano.
O documento que autoriza a medida é assinado pelo diretor-geral do DNIT, Fabricio Galvão, e utiliza informações do Sistema Nacional de Viação (SNV) e da Planta Similar de Nível Executivo BR-116/BA, que detalham os limites e áreas afetadas.
