
Nesta segunda-feira (13), às 17h, o professor Sérgio Guerra lança o livro “Canudos: Imagens Contando História”, na Biblioteca Central do Estado da Bahia, nos Barris, Salvador. O evento é aberto ao público.
O livro “Canudos: Imagens Contando História” é resultado da tese de doutoramento na PUC/SP do historiador baiano Sergio Guerra. Nele, o autor nos traz uma outra visão da célebre Guerra de Canudos, desta feita por meio das imagens de Flávio de Barros, fotógrafo que registrou os últimos dias desse conflito armado que conflagrou o sertão da Bahia, no final do século XIX. Estas imagens já rodaram o mundo, algumas delas são icônicas, mas lhes faltavam uma leitura e uma análise mais cuidadosa, que pudesse revelar toda grandiosidade nelas contida, bem como, igualmente faltava o justo e ético reconhecimento do seu autor. Esta obra, reafirma um entendimento de que Canudos é uma história que ainda não foi suficientemente contada, apesar da numerosa produção sobre ela nas mais diferentes áreas há décadas, em todo o Brasil.
Em uma edição cuidadosamente produzida, o livro tem um formato de 21 x 25 cm, capa dura e 212 páginas impressas em papel Eurobulk 135 g/m², ilustradas com 90 fotografias e dezenas de outras imagens, encadernadas com costura de linha.
Editado pela Portfolium Laboratório de Imagens e sob a coordenação editorial do cineasta e pesquisador Antonio Olavo, o livro tem tiragem limitada e somente será vendido no dia do lançamento, que acontece nesta segunda-feira, 13 de outubro de 2025.
O lançamento reunirá leitores, pesquisadores, estudantes, professores e interessados na história de Canudos e no legado cultural do sertão baiano e nordestino.
Quem é Sérgio Guerra
Sérgio Guerra é professor da Universidade do Estado da Bahia (UNEB), graduado em História pela UFBA (1972), mestre com dissertação publicada em 2000 e doutor em História Social pela PUC/SP (2005). Estudioso da História do Brasil República e também do Movimento de Antonio Conselheiro e de Bello Monte (Canudos), desde jovem, manteve envolvimento com a vida política nacional, com atuação destacada junto ao movimento sindical na luta por uma educação pública, gratuita e de qualidade.