
A Sesab e a SSP-BA divulgaram nesta quarta-feira, 15, Nota Técnica Conjunta com orientações sobre a identificação, notificação e manejo de casos suspeitos de intoxicação exógena por metanol. O documento reforça a importância da ação integrada entre os serviços de saúde e órgãos de segurança pública — Cievs Bahia, CIATox-BA, Vigilância Sanitária Estadual, Departamento de Polícia Técnica e Polícia Civil — para detecção precoce, notificação imediata e proteção da população.
A Nota Técnica apresenta diretrizes para investigação e condução dos casos, com ênfase na detecção precoce, notificação imediata e articulação interinstitucional, contribuindo para a prevenção de novos episódios e a proteção da população baiana.
A nota contém também orientações para a identificação, notificação e manejo dos casos suspeitos de intoxicação exógena por metanol, além do Fluxo de Intoxicação Exógena por Metanol no Estado da Bahia, em documentos à parte, caso a sociedade civil e profissionais de saúde desejem consultá-los de forma mais detalhada.