DestaquePolítica & Economia

Novos valores do Planserv devem ser divulgados em até 10 dias

Foto com Link

Foto com Link de Direcionamento

Descrição da imagem

Clique na imagem para ser redirecionado para o site.

O Estado da Bahia vai apresentar um projeto de reestruturação do Planserv, o plano de saúde dos servidores estaduais, em até dez dias. A informação foi divulgada pelo governador Jerônimo Rodrigues (PT) durante entrevista coletiva realizada nesta terça-feira (28), No Centro Administrativo da Bahia (CAB), em Salvador.

“O Estado já disponibiliza recursos para bancar e financiar o plano. Nós estamos discutindo com as representações sindicais, então, não faremos nada sem que haja diálogo com a representação do sindicato dos trabalhadores”, disse o governador.

Valor pago por consultas do Planserv

“Nós vamos aumentar [contribuição do Estado]. Vai ser preciso o Estado acrescentar mais um percentual sobre a contribuição do patronal, que é o estado, estamos vendo qual o valor é”, acrescentou Jerônimo Rodrigues, durante evento em celebração ao Dia do Sevidor Público. Na ocasião, foram anunciados oito concursos com 890 vagas para órgãos estaduais. O anúncio foi feito em reunião com servidores e deputados estaduais.

Apesar de o governador não ter detalhado as medidas que serão anunciadas, a reportagem apurou que haverá reajuste do valor pago pelos servidores e da contribuição do Estado – está última que está em 2,5%.

Audiência pública por melhorias no Planserv por Larissa Almeida/CORREIO

A proposta de aumento da participação do Estado, inicialmente para 3,5%, não agrada os beneficiários do plano, que pedem um aumento maior da contribuição estatal, visto que as mensalidades devem ficar mais onerosas para os servidores. Deputados estaduais da base governista já haviam sinalizado aos beneficiários que a proposta do Governo seria de ampliar a contribuição para 4%.

O plano que atende cerca de 500 mil pessoas em todas as regiões da Bahia enfrenta dificuldades financeiras. As contas do Planserv fecharam em 2024 no vermelho pelo segundo ano consecutivo. De acordo com os dados do Portal da Transparência da Bahia, o rombo no ano passado foi de R$ 198 milhões.

Por Correio

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo