DestaqueHistória

Aos 108 anos, morre Mãe Carmosina, uma das maiores líderes religiosas da Bahia

Mãe de santo deixa legado de mais de sete décadas de dedicação espiritual

Foto com Link

Foto com Link de Direcionamento

Descrição da imagem

Clique na imagem para ser redirecionado para o site.

A Bahia perdeu, na madrugada deste sábado (29), uma de suas figuras religiosas mais respeitadas. Mãe Carmosina, como era carinhosamente conhecida Carmosina Mota de Souza Santos, morreu aos 108 anos em Ilhéus, no sul do estado. A informação foi confirmada por familiares.

De acordo com pessoas próximas, Mãe Carmosina faleceu por causas naturais, por volta das 2h, na casa de uma neta, no bairro São Miguel. O corpo está sendo velado na Rua Severino Vieira, no bairro Malhado, onde sempre viveu grande parte de sua trajetória. O sepultamento está marcado para este domingo (30), às 9h, no Cemitério Batista, no Pontal.

Reconhecida como uma das principais lideranças espirituais da região, ela comandava o Terreiro de Umbanda Sultão das Matas, também localizado no Malhado. Sua atuação ultrapassou fronteiras locais e lhe rendeu homenagens importantes, como o título de Cidadã Ilheense e um certificado da Federação Nacional de Umbanda, símbolos do impacto que sua voz e sua fé tiveram na comunidade.

Mãe Carmosina Crédito: Reprodução/Redes Sociais

Nascida em Itaquara, no sudoeste do estado, Mãe Carmosina se mudou para Ilhéus na década de 1950. Foi ali que construiu sua história, formou gerações de seguidores e consolidou um legado de força, acolhimento e resistência religiosa.

Ela deixa quatro filhos e uma trajetória que permanece viva na religiosidade da Bahia.

Por Correio

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo