
O senador Flávio Bolsonaro (PL) confirmou nesta sexta-feira (5) que será candidato à Presidência da República em 2026. A decisão, anunciada nas redes sociais, ocorre após negociações internas na cúpula bolsonarista e foi apresentada como uma escolha do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), citado pelo filho como “maior liderança política e moral do Brasil”.
A pré-candidatura de Flávio altera o tabuleiro da direita e reduz as chances de unificação entre centro-direita e o campo bolsonarista. Com isso, o governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), apontado até então como o principal nome competitivo da direita para a disputa nacional, deve permanecer na tentativa de reeleição em seu estado.
No texto divulgado, Flávio escreveu: “É com grande responsabilidade que confirmo a decisão da maior liderança política e moral do Brasil, Jair Messias Bolsonaro, de me conferir a missão de dar continuidade ao nosso projeto de nação.”
E prosseguiu: “Eu me coloco diante de Deus e diante do Brasil para cumprir essa missão. E sei que Ele irá à frente, abrindo portas, derrubando muralhas e guiando cada passo dessa jornada”.
Flávio Bolsonaro já vinha assumindo a linha de frente da articulação política do bolsonarismo desde a prisão domiciliar do pai, em agosto, e sua posterior prisão preventiva em 22 de novembro.



