
O rádio AM conquistou uma vitória decisiva no Congresso dos Estados Unidos em 2025: mais de dois terços dos parlamentares da Câmara dos Representantes apoiam a lei que torna obrigatória a presença do rádio AM em todos os carros novos, incluindo elétricos.
A proposta, chamada AM Radio for Every Vehicle Act, busca bloquear os fabricantes de carros de removerem rádios AM de novos veículos. O projeto já avançou na Comissão de Energia e Comércio de forma quase unânime, aprovado por 50 votos a 1.
O objetivo é garantir que motoristas continuem tendo acesso ao rádio AM, meio de comunicação que, além de gratuito e acessível, é essencial para a transmissão de alertas de emergência como os climáticos e avisos de segurança pública, especialmente em regiões com baixa cobertura de internet ou telefonia móvel. O rádio AM é garantia de informação permanente, diferentemente de serviços digitais, que podem falhar em apagões ou congestionamentos de rede.
O tema ganhou força após várias montadoras, como Tesla, Ford, BMW, Volvo e Volkswagen, começarem, em 2023, a remover o rádio AM de alguns veículos, principalmente elétricos, sob a alegação de que os motores dos carros elétricos produzem interferências que prejudicam o sinal AM. As empresas automotivas alegam ainda que o consumo de áudio migrou para plataformas digitais.



