
Nos dias 12 e 13 de dezembro aconteceu a 2ª edição do Encontro Cultural do Distrito de Chapada, em Riachão do Jacuípe, no interior da Bahia.

Na sexta-feira, o público presente apreciou as apresentações do Grupo Kizumba, comandado pela Professora Elígia Lima, duas apresentações dos alunos do Colégio Estadual Dídimo Mascarenhas, e uma apresentação da Escola Municipal José Rufino, e uma participação especial da banda Forró Arrastapé, da própria comunidade, já o encerramento contou com uma reprise das discotecas com a participação do DJ Paulinho embalando o público na Praça da matriz do Distrito.
Na segunda e última noite, o espetáculo começou com uma participação de mais um grupo de integrantes da comunidade, o grupo Pagode & Cia.
A sequência de eventos da última noite se deu com as entregas de placas homenageando moradores do distrito.
O evento encerrou com as apresentações dos grupos de samba de roda, iniciando com o Grupo Sufoco da Fumaça de Riachão do Jacuípe, encerrando com o Grupo Chuva de Prata, formado com integrantes de Chapada.
Durante todos os dias, além da programação com as atividades culturais, acontece também uma Feira de Artesanato, além da abertura de um espaço físico para exposição de objetos antigos, uma experiência bem-sucedida desde o primeiro evento.
Casa de Cultura de Chapada
A Casa de Cultura de Chapada é um espaço físico, que fica bem em frente à praça da matriz, local onde aconteceu o evento, onde está disponível uma exposição fotográfica intitulada, “Chapada: herança e resistência, identidade e orgulho”, de autoria de Maria Alice Figueredo, assim como há também diversas fotografias e alguns objetos antigos. O foco do espaço é expor vestígios sobre a história do distrito, valorizando os moradores e as festas tradicionais.

A segunda edição do Encontro Cultural de Chapada contou com o apoio da Polícia Militar, Prefeitura Municipal de Riachão do Jacuípe, através da Secretaria de Educação, Esporte, Turismo e Lazer, comerciantes do distrito, além de muitos comerciantes de Riachão do Jacuípe e também do ex-prefeito de Camaçari, Elinaldo Araújo.











