DestaqueEducação & Cultura

3º Encontro Territorial de Reisados será realizado na Zona Rural de Curaçá, no dia 10

Foto com Link

Foto com Link de Direcionamento

Descrição da imagem

Clique na imagem para ser redirecionado para o site.

O município de Curaçá, Norte da Bahia, sediará no próximo dia 10 de janeiro o 3º Encontro Territorial de Reisados do Sertão do São Francisco. O evento acontecerá em Poço de Fora, comunidade de povos tradicionais, e reunirá nove grupos tradicionais dos seis municípios que compõem o território baiano: Curaçá, Juazeiro, Sobradinho, Sento Sé, Canudos e Uauá. O momento é uma das mais belas e tradicionais manifestações culturais, mantendo viva a fé, a cultura popular e a identidade do povo brasileiro.

Parafraseando o quilombola Nêgo Bispo, “o território não é apenas o lugar onde se vive, mas onde se constrói e se preserva a memória coletiva, onde os saberes tradicionais ganham corpo e onde a cultura se manifesta como resistência”. Por isso, o 3º Encontro tem como missão promover o intercâmbio cultural entre diferentes expressões que mantêm vivas as heranças sertanejas, quilombolas, indígenas e ribeirinhas do Norte da Bahia, reunindo Reisados, Bandas de Pífano, grupos de Congos, Marujada e outras manifestações populares.

Oficinas

A partir das 10h, o evento entrelaça elementos como oficinas de formação sobre comunicação popular, associativismo e turismo comunitário, músicas, ritmos, dança, costumes, crenças, artesanato, culinária, folguedos e o cortejo com os seguintes grupos:

– Canta Reis Não é Pecado, Poço de Fora, Curaçá;

– Banda de Pífano, Bom Jardim, Canudos;

– Grupo de Congo, Sento Sé;

– Reisado Galeota das Artes, Curaçá;

– Reisado Samba de Rosa e São Gonçalo da Serra, Sobradinho;

– Reisado da Ilha Redonda, comunidade quilombola Ilha Redonda, Curaçá;

– Grupo de Congo, Juazeiro;

– Marujada, Curaçá;

– Banda de Pífano, Poço do Vieira, Uauá.

Tradição

A Folia de Reis é uma tradição popular de origem cristã que relembra a visita dos Três Reis Magos ao Menino Jesus, guiados pela estrela de Belém para anunciarem o nascimento de Cristo, levando mensagens de fé, esperança e alegria. Por tanto, a relevância do 3º Encontro favorece a salvaguarda do patrimônio imaterial, a integração da sabedoria ancestral entre mestres, jovens e crianças, inclusão e protagonismo comunitário dos grupos.

O 3º Encontro conta com a parceria das secretarias municipais de cultura dos municípios envolvidos, Irpaa, meios de comunicação da região, Ero Caraíba e dos moradores da comunidade Poço de Fora. (Com a colaboração de Kátia Gonçalves do Amor Divino/para o Blog)

Foto: divulgação/arquivo

 

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo