DestaqueHistória

Retirolândia: Secretária de Educação obriga funcionários a irem a evento político

Moradores denunciam que servidores foram obrigados a ir à assinatura da ordem de serviço sob ameaça de perda de cargo

Foto com Link

Foto com Link de Direcionamento

Descrição da imagem

Clique na imagem para ser redirecionado para o site.

Moradores de Retirolândia, no nordeste da Bahia, denunciaram que a Secretaria de Educação do município liberou todos os funcionários de suas obrigações, na tarde desta sexta-feira, 6. Porém, o que chamou atenção foi o fato de que a folga só seria concedida se eles participassem obrigatoriamente da assinatura da ordem de serviço para a construção do novo hospital municipal.

Mensagem da secretária Renilma, que é sobrinha do prefeito | Foto: Reprodução Redes Sociais

“Ela deu folga hoje a todos os funcionários da Secretaria de Educação, mas com a condição de que todos fossem à assinatura da ordem de serviço para a construção do hospital municipal. Ela colocou a informação no grupo e avisou que quem não comparecer ao evento, marcado para às 17h, teria o dia descontado. Essa exigência foi estendida a todos os contratados da prefeitura”, disse um morador do município, sob anonimato.

O homem relatou que a determinação teria sido feita pela secretária de Educação, Renilma de Oliveira Rios, por meio de mensagem enviada no grupo oficial da secretaria. “Hoje à tarde, não vamos trabalhar, mas, todos na ordem de serviço”, diz a mensagem da secretária.

A denúncia, recebida pelo portal, aponta que a revolta dos funcionários ocorreu após a secretária interromper todas as atividades da pasta, que não está diretamente ligada à obra, pois ela é de responsabilidade da Secretaria de Saúde, para obrigá-los a participar do evento político.

“Foi feito o processo licitatório normal, homologaram o contrato e, hoje, eles resolveram fazer um evento para divulgar o início da obra. Acho um absurdo eles mobilizarem toda uma secretaria de educação que nem faz parte da obra, que é da Secretaria de Saúde, para fazer evento político. A secretária Renilma Rios é sobrinha do prefeito e vem obrigando os funcionários contratados a participar, sob ameaça de demissão de quem não comparecer. Já os concursados que assumem cargos comissionados que não comparecerem podem perder os cargos”, explicou o morador.

Convite do prefeito Guene

Ainda segundo a denúncia, o prefeito também solicitou a presença dos servidores no evento. No entanto, não teria feito o convite sob ameaças. “O prefeito divulgou um áudio convidando todos os funcionários a participar do evento, mas, não exige, não”, contou o munícipe.

No áudio, o prefeito de Retirolândia, José Egnildo dos Santos, o Guene (PSB), pede a participação dos servidores: “galera, bom dia. Beleza? Eu quero pedir a vocês encarecidamente que não faltem hoje na ordem de serviço lá, viu? 5h e meia da tarde. Eu conto com vocês! Um abraço!”.

Outras secretarias

O portal tentou apurar se outras secretarias sofreram a mesma orientação, mas não houve confirmação oficial. Um morador afirmou que: “o restante das secretarias eu não tive uma informação concreta com relação à obrigatoriedade da presença no evento, não. Mas, a secretária de Educação foi bem clara e direta com todos os funcionários”.

A reportagem tentou falar com a secretária de Educação, Renilma, por meio de ligação telefônica, mas não conseguiu retorno até a publicação desta matéria. Também não foi possível conversar com o prefeito. (Fonte: Portal A Tarde).

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo