DestaqueRiachão & Região

Riachão: Hoje, 19h, acontece a missa do 30º dia da morte do economista Orlando Matos

Foto com Link

Foto com Link de Direcionamento

Descrição da imagem

Clique na imagem para ser redirecionado para o site.

Nesta quinta-feira (12), completam trinta dias do falecimento do economista Orlando Matos. Ele era filho do senhor Antônio Marcolino de Matos e dona Antônia Carneiro da Silva Matos. Era o filho mais velho do casal.

Nesta quinta-feira será celebrada uma missa em sufrágio à alma de Orlando, às 19h, na Igreja Matriz de Riachão do Jacuipe.

A missa de 30 dias é um momento simbólico para familiares e amigos, marcando a saudade e o legado deixado por Orlando Matos. Orlando faleceu em Brasília, onde morava, mas o corpo foi cremado no Cemitério Jardim da Saudade, em Brotas, Salvador.

História

Filho mais velho do casal Antônio e Antônia, Orlando era funcionário aposentado do Banco Central e foi aluno da primeira turma do Colégio Nossa Senhora da Conceição, em Riachão do Jacuípe.

Apesar de ter nascido em Juazeirinho, em Conceição do Coité, ainda jovem Orlando veio com a família para Riachão, onde estudou e trabalhou. Depois, mudou-se para Salvador, diplomou-se em Economia, trabalhou no Banco do Nordeste e Banco Central, além de ter sido professor da Universidade Católica de Salvador.

Depois, mudou-se para Brasília ainda como funcionário do Banco Central. Quando se aposentou, trabalhou em Angola na implantação do Banco Central do país africano.

Ele era casado com Vera Lúcia Barreto (já falecida), com quem teve três filhos: Danilo (publicitário), Luciano (jornalista) e Mariana (farmacêutica). Atualmente Orlando morava em Brasília com a sua companheira Lúcia.

Além de sempre recepcionar o irmão Valfredo em Brasília quando este era prefeito, Orlando também colaborou com ideias para Riachão do Jacuipe. Amante da cultura, ele ajudou e incentivou o Projeto Cultural Riachão desde a sua criação.

Livro

Apesar de morar em Brasília, Orlando sempre se interessou pelas coisas da região Nordeste. Já com um livro publicado na área de economia, nos últimos anos ele vinha se dedicando à biografia do pai Antônio Vaqueiro, mas com ênfase em estudos sobre a terra e características do solo, seus moradores e modos de vida.

(Na foto ao lado, Orlando em uma de suas visitas a Riachão do Jacuipe. O registro é de Juazeirinho, em Conceição do Coité, na região onde ele nasceu).

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo