DestaqueJustiça

MPBA recomenda suspensão do fechamento de escolas na zona rural de Alagoinhas

Foto com Link

Foto com Link de Direcionamento

Descrição da imagem

Clique na imagem para ser redirecionado para o site.

O Ministério Público do Estado da Bahia (MPBA) recomendou ao Município de Alagoinhas, no último dia 11, a suspensão das medidas de reordenamento da rede municipal de ensino que resultem no fechamento ou desativação de escolas da zona rural. No documento, a promotora de Justiça Patrícia Alves Martins registrou que alguns procedimentos precisam ser adotados antes de eventual fechamento das unidades. O início do ano letivo em Alagoinhas está previsto para a próxima segunda-feira, dia 23.

A promotora de Justiça recomendou que o Município elabore relatório técnico individualizado para cada unidade escolar, contendo justificativas administrativas e pedagógicas, diagnóstico de impacto da ação, com informações sobre deslocamento, condições de acesso e transporte, permanência escolar e consequências sociais nas comunidades rurais.

Também foi recomendado que as comunidades escolares afetadas sejam formalmente ouvidas, com registro específico das manifestações, e que todo o material seja encaminhado ao Conselho Municipal de Educação, responsável por emitir parecer sobre o eventual fechamento das unidades.

Conforme apuração do MPBA, o Município iniciou o processo de reordenamento escolar sem apresentar justificativas individualizadas para o fechamento de oito escolas. Além disso, o relatório enviado pelo Conselho Municipal de Educação limitou-se à vistoria de uma unidade de destino, sem manifestação específica sobre as demais escolas rurais, e não houve comprovação de escuta qualificada das comunidades diretamente afetadas

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo