DestaqueEsporte

Bahia fecha primeira fase do Baiano com recorde, espaço para a base e descanso para titulares

Tricolor faz melhor campanha com principais jogadores utilizados somente em uma partida

Foto com Link

Foto com Link de Direcionamento

Descrição da imagem

Clique na imagem para ser redirecionado para o site.

O Bahia fez uma primeira fase de Campeonato Baiano praticamente perfeita. O Tricolor fez da competição uma pré-temporada, com espaço para garotos da base e descanso para os principais jogadores, e mesmo assim quebrou recorde de pontos da competição no atual formato, iniciado em 2018.

Veja quem chega e quem sai do Bahia

O primeiro passo da campanha de sucesso foi a escolha do treinador Rogério Ceni em comandar a equipe desde o início, diferente das últimas duas temporadas. O treinador adaptou os mais jovens ao modelo de jogo do “time de cima”, colheu resultado e ainda descansou as principais peças ao longo das nove datas reservadas para a primeira fase.

Erick comemora gol marcado pelo Bahia na Fonte Nova — Foto: Rafael Rodrigues/EC Bahia

Foram 23 pontos em 27 possíveis, com sete vitórias e dois empates, um aproveitamento de 85,2%. A campanha com 26 gols marcados e nove sofridos rendeu ao Esquadrão o recorde de pontos na primeira fase neste formato do estadual.

Melhores campanhas na primeira fase neste formato do Baianão (desde 2018):

Bahia – 23 pontos em 2026;

Vitória – 22 pontos em 2018;

Jacuipense – 21 pontos, sete vitórias e nove gols de saldo em 2022;

Bahia – 21 pontos, sete vitórias e três gols de saldo em 2023;

Vitória – 21 pontos e seis vitórias em 2025.

E os Pivetes de Aço foram a base da estratégia que rendeu a campanha quase irretocável. Dos 39 jogadores utilizados pelo Esquadrão no estadual, 12 são formados na base tricolor, o que representa mais de 30% do total. O número já chega perto da quantidade de garotos utilizados em todas as competições da temporada passada: 14.

Jogadores da base do Bahia no Campeonato Baiano em 2026

Fonte: Ogol

Ainda no segundo jogo do estadual, Ceni rasgou elogios aos garotos, de quem destacou a entrega e a motivação, e os chamou de “exemplo para os profissionais”.

– A alma que eles entregam para o jogo não tem preço. Falo para eles que isso é inegociável para que eles sigam crescendo na carreira, não mudem com o passar dos anos. Essa energia que eles têm em campo, eu tenho certeza que é a grande alegria do torcedor – avaliou o treinador depois da vitória sobre o Bahia de Feira, no dia 14 de janeiro.

Descanso para os titulares

Everton Ribeiro em treino no Bahia — Foto: Rafael Rodrigues / EC Bahia

Mas o maior trunfo desta estratégia talvez tenha sido o descanso para os principais jogadores. O time considerado titular entrou em campo apenas uma vez no torneio e pôde ter mais fôlego para os compromissos pela Série A e pela Libertadores.

Prova disso é que, dos dez jogadores tricolores com mais minutos em campo em 2026, quatro são do time considerado titular, entre eles o goleiro Ronaldo. Veja lista na tabela abaixo:

Jogadores do Bahia com mais minutos em campo em 2026

Fonte: Ogol

Resta saber se o Bahia vai continuar levando o estadual como pré-temporada na fase final. O Tricolor vai conhecer o adversário da semifinal neste domingo, quando acontecem os outros quatros jogos da última rodada. Certo é que o time vai ser mandante na semifinal, e também já tem garantido o fator casa em uma possível decisão.

Por Ge

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo