O Bahia fez uma primeira fase de Campeonato Baiano praticamente perfeita. O Tricolor fez da competição uma pré-temporada, com espaço para garotos da base e descanso para os principais jogadores, e mesmo assim quebrou recorde de pontos da competição no atual formato, iniciado em 2018.
Veja quem chega e quem sai do Bahia
O primeiro passo da campanha de sucesso foi a escolha do treinador Rogério Ceni em comandar a equipe desde o início, diferente das últimas duas temporadas. O treinador adaptou os mais jovens ao modelo de jogo do “time de cima”, colheu resultado e ainda descansou as principais peças ao longo das nove datas reservadas para a primeira fase.

Foram 23 pontos em 27 possíveis, com sete vitórias e dois empates, um aproveitamento de 85,2%. A campanha com 26 gols marcados e nove sofridos rendeu ao Esquadrão o recorde de pontos na primeira fase neste formato do estadual.
Melhores campanhas na primeira fase neste formato do Baianão (desde 2018):
Bahia – 23 pontos em 2026;
Vitória – 22 pontos em 2018;
Jacuipense – 21 pontos, sete vitórias e nove gols de saldo em 2022;
Bahia – 21 pontos, sete vitórias e três gols de saldo em 2023;
Vitória – 21 pontos e seis vitórias em 2025.
E os Pivetes de Aço foram a base da estratégia que rendeu a campanha quase irretocável. Dos 39 jogadores utilizados pelo Esquadrão no estadual, 12 são formados na base tricolor, o que representa mais de 30% do total. O número já chega perto da quantidade de garotos utilizados em todas as competições da temporada passada: 14.
Jogadores da base do Bahia no Campeonato Baiano em 2026

Ainda no segundo jogo do estadual, Ceni rasgou elogios aos garotos, de quem destacou a entrega e a motivação, e os chamou de “exemplo para os profissionais”.
– A alma que eles entregam para o jogo não tem preço. Falo para eles que isso é inegociável para que eles sigam crescendo na carreira, não mudem com o passar dos anos. Essa energia que eles têm em campo, eu tenho certeza que é a grande alegria do torcedor – avaliou o treinador depois da vitória sobre o Bahia de Feira, no dia 14 de janeiro.
Descanso para os titulares

Mas o maior trunfo desta estratégia talvez tenha sido o descanso para os principais jogadores. O time considerado titular entrou em campo apenas uma vez no torneio e pôde ter mais fôlego para os compromissos pela Série A e pela Libertadores.
Prova disso é que, dos dez jogadores tricolores com mais minutos em campo em 2026, quatro são do time considerado titular, entre eles o goleiro Ronaldo. Veja lista na tabela abaixo:
Jogadores do Bahia com mais minutos em campo em 2026

Resta saber se o Bahia vai continuar levando o estadual como pré-temporada na fase final. O Tricolor vai conhecer o adversário da semifinal neste domingo, quando acontecem os outros quatros jogos da última rodada. Certo é que o time vai ser mandante na semifinal, e também já tem garantido o fator casa em uma possível decisão.
Por Ge



