O evento está inserido no Guia de Bens Culturais do Brasil, produzido e publicado pelo projeto Tesouros do Brasil, que ocorre no último domingo (29) deste mês.
A proposta da manifestação é realizar um desfile de grupos folclóricos que mostram diferentes aspectos dos traços culturais de Feira de Santana e de outros municípios da Bahia. “Enfim, o que pretendemos é resgatar, preservar, divulgar e valorizar as nossas tradições populares”, destaca Selma Oliveira, diretora do Cuca, informando que este é o único evento na Bahia com esse perfil.
Cerca de 100 grupos, dos quais 48 são de Feira de Santana e região, estão inscritos para participar da Caminhada. Além desses, mais 53 grupos de outras cidades a exemplo de Água Fria, Alagoinhas, Anguera, Antônio Cardoso, Araci, Barrocas, Conceição do Jacuípe, Ipirá, Irará, Pedrão, Salvador, Santa Bárbara, Santo Amaro, Santo Estevão, Serra Preta, Tanquinho e Teodoro Sampaio vão marcar presença na avenida Getúlio Vargas.
O evento começa às 8 horas com a concentração de grupos folclóricos no Centro de Cultura Amélio Amorim, no bairro Capuchinhos. Em seguida, haverá organização e harmonização na rua Frei Aureliano, também nos Capuchinhos, com início dos desfiles programado para às 9 horas, saindo da avenida Getúlio Vargas, com encerramento na Praça de Alimentação.