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Política & Economia

Datafolha e GPP apresentam resultados diferentes entre Serra e Dilma

Segundo pesquisa Datafolha divulgada nesta terça-feira (26), a candidata do PT à Presidência, Dilma Rousseff, manteve 12 pontos percentuais de vantagem sobre seu adversário, José Serra (PSDB).

A petista aparece com 56% dos votos válidos, contra 44% do tucano, resultado idêntico ao registrado no último levantamento do instituto, realizado no último dia 21. No total de intenções de voto, houve leve oscilação: Dilma tem 49% contra 38% de Serra (na anterior, a petista estava à frente com 50% a 40%).

No Sudeste, o tucano perdeu três pontos e agora é derrotado pela petista por 44% a 40%. No Sul, ele perdeu dois pontos percentuais, mas ainda vence Dilma – que cresceu dois pontos – por 48% a 41%.

No Nordeste, a distância entre os dois candidatos, que oscilaram negativamente um ponto, ficou a mesma da pesquisa passada (37 pontos, ou 64% a 27%). O Datafolha ouviu 4.066 eleitores em 246 municípios em todos os estados do país.

A margem de erro da pesquisa é de dois pontos percentuais, para mais ou para menos. Brancos ou nulos representam 5% dos eleitores (eram 4% no último levantamento), enquanto 8% dizem estar indecisos (contra 6% do anterior).

GPP aponta quase empate técnico

 

O PSDB divulgou uma pesquisa nesta terça-feira (26) realizada pelo Instituto GGP e registrada no Tribunal Superior Eleitoral (TSE), que atribui a presidenciável petista, Dilma Rousseff, 46,4% das intenções de voto, contra 40,5% do seu adversário José Serra (PSDB).

O levantamento, contratado por Índio da Costa (DEM), candidato a vice na chapa de Serra, mostra uma diferença de 5,9 pontos percentuais. O GPP ouviu 4.047 pessoas em 23 estados e no Distrito Federal, entre o sábado (23) e a segunda-feira (25). A margem de erro é de 1,8 pontos.

De acordo com reportagem do jornalista Josias de Souza, do portal UOL, no levantamento publicado na internet, a coordenação de campanha do tucano não esclarece como estão divididos na sua pesquisa os votos nulos, os brancos e os indecisos.

Ainda de acordo com ele, o instituto foi criado em 1991, e tem na maioria de suas pesquisas encomendas por empresas, porém, o GPP inclui entre seus clientes oito partidos políticos. Quatro vinculados a Serra: PSDB, DEM, PPS e PTB, e quatro ligados a Dilma: PT, PMDB, PDT e PR.

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