O Tribunal Regional Eleitoral (TRE) cassou nesta terça-feira (16), por unanimidade (seis votos a zero), o mandato do prefeito de Ourolândia, Antonio Araújo de Souza (PMDB), que é também vice-presidente da União dos Municípios da Bahia (UPB).
A Corte considerou Araújo culpado ante as denúncias de que teria supostamente praticado “caixa 2” na campanha de 2008. Com a decisão, assume temporariamente o comando do município o atual presidente da Câmara de Vereadores, Sargento Petrúcio Matos.
De acordo com o advogado João Daniel Jacobina, que requereu a cassação do prefeito em nome do segundo colocado na eleição do município, Adinael Freire (PT), o Tribunal Regional Eleitoral deve realizar uma eleição suplementar em Ourolândia para a escolha do futuro prefeito. O processo tramitava na Corte baiana desde 2008. Ainda cabe recurso da decisão.
O advogado jacobinense confirmou a informação por telefone, no programa da Rádio Jacobina FM, Língua de Trapo. O programa é apresentado por Laedson Almeida, o “Pirulito”.