Com 19 gols marcados no Intermunicipal 2010, o jacuipense Jorgevaldo Santos de Oliveira, o “Pim”, que defende a seleção de Conceição do Coité, vem se constituindo como o principal goleador da competição.
Pim é um jogador humilde, por isso sempre agradece o momento bom da carreira a Deus. Antes de jogar bola, trabalhava em uma olaria (fazendo tijolos) para ajudar no sustento da família. O pai, contudo, não queria que ele fosse jogador de futebol. “Era uma vida muito difícil”, resume o ex-oleiro, referindo-se ao tempo antes de seguir a carreira.
Quem está vendo Pim, casado, pai de três filhos (Gabriel, Mateus e Tiago), marcando muitos gols e dando alegria às torcidas das equipes que defende, não imagina que no início ele era ruim para marcar e recebia críticas de Vavau, que o levou para os juniores do Sport Jacuipense, em 1995. Porém, com os treinamentos, veio o aperfeiçoamento.
No futebol profissional
Depois de passar cerca de 6 anos e meio no Jacuipense, o atleta foi disputar a Segunda Divisão do Campeonato Mineiro pelo Uberaba, onde atuou ao lado de Palhinha, ex-jogador do São Paulo e Cruzeiro. Além destas equipes, jogou também no Serrano, de Vitória da Conquista, Astro, de Feira de Santana, Catuense onde disputou uma Série C do Campeonato Brasileiro, e no Atlético de Alagoinhas.
Nesta conversa com o Interior da Bahia o atleta revelou que está vivendo o seu melhor momento na carreira e não descarta a possibilidade de voltar a jogar no futebol profissional e lembrou quem em 2007 o Itabaiana de Sergipe tentou levá-lo para disputar a Copa do Brasil, mas ele recusou, pois a proposta era, praticamente, a mesma que recebe no futebol amador.
No futebol amador (Intermunicipal)
Em 2005 defendeu a seleção de Riachão do Jacuípe e fez 11 gols, em 2006 foi artilheiro ao marcar 15 por Campo Formoso (destes, 11 foram feitos de cabeça apesar de ser baixo). No ano de 2007 voltou a ser o goleador do intermunicipal novamente, com 16 tentos, vestindo a camisa coiteense.
Em 2008 Pim voltou a defender Campo Formoso e marcou 12 gols, no ano de 2009 fez 12 defendendo Pojuca, mas o artilheiro foi Pitchaco, por Serrinha, com 16 gols e este ano está mais uma vez na liderança.
Jorgevaldo revelou ainda que João Pedro foi o radialista esportivo que mais narrou gols dele, quando defendia Campo Formoso e, com risos, disse que na família, só ele e as irmãs jogam bola, mas o pai era ruim demais.
O atacante disse que o pensamento de Conceição do Coité é vencer Coaraci, fora de casa, mas um empate também será bom e espera que o seu conterrâneo Malhadinha possa jogar e ajudar o grupo, que sente muito quando ele não joga.
Por Cival Anjos, informações e foto de Valter Silva