Já com intensas disputas entre grupos, o fato acabou sendo o estopim para a briga entre membros do diretório. Com guerra declarada publicamente os vereadores Adelândio(PT), Zé do Cirilo (PT), o ex-vereador José de Jesus, juntamente com Osmilton Ribeiro, ”Secretário Municipal de Agricultura”, e Suiteberg Belau, “Secretário Municipal de Infraestrutura”, se sentindo prejudicados.
Eles foram a Salvador tentar resolver a pedenga junto ao diretório estadual, porém, segundo informações, ficou determinado que a encrenca teria que ser resolvida entre os membros do diretório municipal.
Diante do impasse, o Secretário Geral do partido, Osmilton Ribeiro, convocou uma Assembléia Geral com o objetivo de afastar o atual presidente do PT de Cansanção, Leonardo, com a justifcativa de que o mesmo estaria utilizando o partído para benefícios próprios.
Segundo Osmilton a reunião contou com a presença da maioria dos membros do diretório e por unanimidade os membros decidiram afastar o atual presidente e empossar o vice-presidente Suteberg Belau como novo presidente do partido no município.
Agora o abacaxi está nas mãos do diretório estadual, de acordo com Osmilton, o diretório estadual foi comunicado sobre a decisão e a qualquer momento pode publicar no TRE a nova diretoria do PT de Cansanção.
Procurado, Leonardo Bispo de Queiroz afirmou que oficialmente continua na presidência do PT conforme pode ser constatado no site do TRE. Segundo ele, a decisão dos membros do diretório não tem nenhum embasamento legal, portanto não deve ser considerada e com o objetivo de esclarecer a situação nos enviou um e-mail que iremos exibir abaixo sem cortes:
Nota de Esclarecimento
Para o presidente do PT em Cansanção, o partido político é um agrupamento permanente de indivíduos que, professando a mesma ideologia política, buscam a conquista legal do poder político, a fim de cumprir determinado programa político-social.
O partido não se confunde com a facção, pois esta, ao arrepio da lei, busca por quaisquer meios seus fins, sendo que no seio do próprio Partido podem surgir facções opostas e com programas alternativos.
Não se confunde também, com o grupo de pessoas, pois o objetivo deste é via de regra, econômico, além de que sua finalidade, longe de ser a conquista e a conservação do Poder, é a utilização oculta deste, em proveito próprio. Na verdade, a natureza jurídica do Partido Político é a de pessoa jurídica de Direito Público Interno, mediante Registro dos Estatutos no TSE… Informações do Portaldenoticiasnet.