Os integrantes do movimento caminharam pelas principais ruas e avenidas da cidade gritando palavras de ordens como: “Político ladrão, quero te ver mofando na prisão”, “Chega de impunidade, onde está a tal moralidade?” e “Acorda cidadão, 2012 é ano de eleição”.
Os manifestantes pintaram os rostos, usaram máscaras, soltaram fogos de artifícios e levaram faixas e cartazes. Também marcharam com baldes, lixeiras e vassouras como forma de mostrar que a corrupção do país precisa ser varrida. O protesto parou o trânsito em alguns trechos da Rua Aurélio José Marques e diversos motoristas reclamaram.
Ao final, os estudantes se concentraram em frente à Prefeitura da cidade e fizeram uma lavagem simbólica do prédio. “A gente quer mostrar que os jovens de Irecê e região não estão acomodados em casa, eles estão se mobilizando e mostrando nas ruas que não aceitam mais corrupção nesse país”, disse o estudante Stéfanno Souza Santos.
Todo o percurso da marcha foi escoltado pela Polícia Militar.
Reivindicações
O protesto reivindica o enquadramento da corrupção como crime hediondo, o fim do foro privilegiado, fim do voto secreto no Congresso Nacional e o julgamento urgente do Mensalão, suposto esquema de corrupção descoberto em 2005, no primeiro mandato do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT).
Com informações de Pascoal Ferreira – Irecê Repórter