A II Caminhada de Retorno dos Mártires da Revolta dos Búzios acontecerá na próxima sexta-feira, 8 de novembro, às 14h, na Praça da Piedade, em Salvador/Bahia.
Foi exatamente numa sexta-feira, em 8 de novembro de 1799, que quatro jovens negros (Luiz Gonzaga, João de Deus, Lucas Dantas e Manuel Faustino) saíram da antiga Cadeia Pública (atual Câmara de Vereadores) em direção à Praça da Piedade, onde foram enforcados e esquartejados, condenados por terem ousado sonhar com a “Independência do Continente do Brasil”, uma “República Democrática” e “o Fim da Escravidão”.
“225 anos depois, vamos sair da Praça da Piedade e simbolicamente trazer de volta a memória desses Mártires, hoje heróis nacionais, não mais para os subterrâneos podres da Cadeia Pública e sim para o plenário Cosme de Farias, na Câmara Municipal de Salvador, onde realizaremos uma Sessão Especial celebrando o Dia Municipal em Memória dos Mártires da Revolta dos Búzios”, diz a nota para divulgação do evento.
Os organizadores recomendam que as pessoas compareçam com roupa branca, nessa caminhada considerada como “histórica de cidadania e reparação”.