Jannah Theme License is not validated, Go to the theme options page to validate the license, You need a single license for each domain name.
DestaquePolítica & Economia

Adolfo Menezes é eleito para o 3º mandato na presidência da Assembleia Legislativa

Entre os 63 parlamentares que integram a Assembleia Legislativa da Bahia, incluindo o próprio, o deputado Adolfo Menezes (PSD) recebeu 61 votos e foi reeleito no final da tarde desta segunda-feira (03) para o terceiro mandato como presidente da Casa. Houve uma ausência, a do deputado Matheus Ferreira (MDB), que havia declarado apoio a Adolfo.

O deputado Hilton Coelho (PSOL), que concorreu contra o atual presidente, só recebeu um voto, o dele próprio, assim como na eleição da Mesa Diretora de 2023, quando ocorreu a primeira recondução de Adolfo, que se tornou uma espécie de unanimidade dentro da Casa.

Até mesmo os parlamentares ligados ao deputado federal Elmar Nascimento (União), principal adversário de Adolfo Menezes em Campo Formoso, votaram pela reeleição do presidente da Assembleia. Um deles foi o primo de Elmar, Júnior Nascimento (União), que, em 2023, votou contra a reeleição do pessedista.

Mesmo com a instabilidade jurídica da reeleição – o Supremo Tribunal Federal (STF) já decidiu contrariamente à segunda recondução de chefes dos poderes legislativos -, Adolfo ganhou o apoio dos colegas e também do governador Jerônimo Rodrigues (PT), dos senadores Jaques Wagner (PT), Otto Alencar (PSD) e Angelo Coronel (PSD) e do ministro da Casa Civil, Rui Costa (PT).

Para a primeira vice-presidência, a deputada Ivana Bastos (PSD) foi eleita com 56 votos. Ela é a primeira mulher a assumir a cadeira. Caberá a ela substituir Adolfo caso haja uma decisão judicial contra o presidente. Não há, no Regimento Interno da Assembleia ou na Constituição da Bahia, nada que obrigue Ivana a, em caso de queda do chefe do Poder, convocar uma nova eleição. Existe apenas uma praxe na Casa para que isso ocorra. Entretanto, há o entendimento de que ela pode assumir o comando do Legislativo de forma direta, se isso ocorrer, o que também seria histórico, já que nenhuma mulher presidiu a Assembleia.

Os deputados elegeram ainda os demais sete integrantes da Mesa Diretora para o biênio 2025-2026, além de cinco suplentes. O PT ficou de fora dos cargos de titularidade do colegiado, depois da retirada da candidatura do deputado petista Rosemberg Pito para a primeira vice-presidência.

Confira abaixo como ficou a Mesa Diretora:

Presidência – Adolfo Menezes (PSD), com 61 votos.

1ª vice-presidência – Ivana Bastos (PSD), com 56 votos.
2ª vice-presidência – Marquinho Viana (PV), com 54 votos.
3ª vice-presidência – Hassan Iossef (PP), com 55 votos.
4ª vice-presidência – Laerte do Vando (Podemos), com 53 votos.

1ª secretaria – Samuel Júnior (Republicanos), com 53 votos.
2ª secretaria – Kátia Oliveira (União), com 50 votos.
3ª secretaria – Vitor Azevedo (PL), com 51 votos.
4ª secretaria – Fabrício Falcão (PCdoB), com 56 votos.

Suplentes: Luciano Simões (União), Soane Galvão (PSB), José Raimundo (PT), Jurailton Santos (Republicanos) e Fatiam Nunes (PT).

Fonte: Toda Bahia / Fotos: Ascom/ALBA/Divulgação

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo