DestaqueHistóriaPolítica & Economia

Prefeito de Maragogipe é cassado por abuso de poder acusado de turbinar contratações em ano eleitoral

O prefeito de Maragogipe, no Recôncavo Baiano, Valnicio Armede (PP), e o vice, Adhemar Novaes (PP), foram cassados pela Justiça Eleitoral. A decisão foi tomada pelo juiz José Ayres de Souza Nascimento Junior, da Comarca de Cachoeira, na mesma região, que acatou recurso de abuso de poder político e econômico. A sentença ainda os torna inelegíveis por oito anos.

Segundo o Blog do Valente, a chapa reeleita em 2024 foi alvo de uma Ação de Investigação Judicial Eleitoral (Aije), que apontou um aumento significativo no número de servidores municipais contratados entre 2020 e 2024.

Segundo o processo, o quadro de funcionários saltou de 1,4 mil para 3 mil, sendo 978 contratações realizadas apenas no ano eleitoral. As admissões teriam continuado até agosto de 2024, fora do prazo legal, que proíbe nomeações nos três meses anteriores às eleições.

Apesar da decisão, o prefeito Valnicio Armede e o vice-prefeito Adhemar Novaes seguem nos cargos e afirmaram que vão recorrer da sentença no Tribunal Regional Eleitoral da Bahia (TRE-BA).

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo